loading

Comunitas entrega projeto de reforma do Mercado Municipal à Prefeitura de Santos

A ação faz parte do projeto de Macroestruturação Urbana da cidade, que aposta na reforma do Mercado para revitalizar região e oferecer novas oportunidades de negócio e lazer à população 

Na última terça (10), a Comunitas se reuniu com integrantes da Prefeitura de Santos para entregar o projeto pronto de reforma do Mercado Municipal da cidade. No encontro, além de visita técnica ao equipamento público, também houve a apresentação dos planos arquitetônicos e comerciais para a estrutura.

Além de integrantes da Comunitas e da MW Arquitetura, parceira técnica da organização responsável pela execução do projeto, também participaram do encontro o prefeito da cidade, Rogério Santos, o secretário de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz, a secretária de Infraestrutura e Edificações, Larissa Cordeiro, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello. 

Para a concepção do projeto executivo, foi realizado um trabalho de investigação sobre os revestimentos do prédio de forma a preservar partes do edifício, em especial a fachada do Mercado, devido ao seu valor histórico. Internamente, porém, o trabalho propôs a modernização do espaço para torná-lo multifuncional. 

O objetivo é que seja criado um local também para eventos e espaços para coworking, para dar suporte à economia criativa e apoio a artesãos e artistas locais. O Mercado irá ganhar boxes mais qualificados (com estrutura de cozinha), espaço para restaurantes e um novo pavimento, o que vai agregar 700 m² ao espaço, com palco para apresentações e uma iluminação externa para valorizar sua fachada. Ao final da reforma, o equipamento terá mais de 5.400 m². 

Outro ponto importante foi a preocupação com a sustentabilidade. O trabalho prevê reuso de águas pluviais e sistema de climatização a gás, cuja fonte é uma energia mais limpa do que a convencional. O prédio também passará por adequações de acessibilidade e combate a incêndios. Além disso, a integração do Mercado à comunidade foi, também, preponderante no desenvolvimento do projeto executivo, pois considerou importante incluir a mão de obra e os trabalhos provenientes dos cursos de qualificação profissional da prefeitura (Vilas Criativas).

O prefeito, Rogério Santos, acredita que o Mercado vai ser um instrumento importante para a revitalização da região do entorno, com potencial de promover o progresso e a inclusão social de muitas pessoas na economia local por meio do trabalho, da arte e da prestação de serviços. “O Mercado tem um importante papel social e sua reforma faz parte de uma ação maior do município, que está focada em resolver o problema da Bacia do Mercado, uma região de cortiços abandonada na cidade. O próximo passo é trazer o VLT para a frente do edifício, para fazer com que os santistas voltem a ocupar essa região da cidade”, explicou ele.

Sobre o projeto de reforma e restauro do Mercado Municipal de Santos

A reforma do Mercado Municipal de Santos vai integrar outras ações municipais de revitalização da região: a criação da nova estação do VLT, bem como a Estação das Catraias, que ficarão no entorno do equipamento. A ideia é revitalizar a Bacia do Mercado, com a geração de emprego e atrações culturais.

Licitada em três etapas, a primeira delas já está em processo de licitação e diz respeito à renovação externa e do telhado do Mercado. A segunda fase irá contemplar a parte interna, enquanto que a terceira contemplará a modernização de sua Bacia. 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *