loading

Comunitas finaliza primeira fase de mentorias para prefeitos e equipes de transição de governo municipal

A segunda etapa será realizada no final de janeiro, com foco no desenvolvimento do plano de metas para os municípios participantes

A Comunitas realizou, na última semana, as primeiras mentorias para os(as) 50 prefeitos(as) selecionados(as) pela Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos, iniciativa gratuita que busca apoiar na transição de governo – que, por conta da pandemia, é realizado com o menor tempo da história, na construção da agenda prioritária dos 100 primeiros dias de mandato, e na elaboração do plano de metas.

Além dos chefes dos executivos municipais eleitos em 2020, participaram, também, equipes de transição e futuros secretários das pastas de finanças e orçamento.

Na primeira mentoria (15), a conversa foi de prefeito(a) para prefeito(a) – uma oportunidade de os novos eleitos descobrirem os desafios e oportunidades de assumir o cargo. Os mentores participantes foram Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PE), Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP), Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos (SP), e Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR).

“Agradeço demais a equipe da Comunitas pela capacitação”, escreveu o prefeito eleito de Ibotirama (BA).

A segunda mentoria (16) foi oferecida por Vivian Satiro, secretária-adjunta de Licenciamento de São Paulo (SP), e Mírian Pereira, professora de Administração Pública na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com o objetivo de apresentar um passo a passo para uma transição de governo sustentável e efetiva.

Já a terceira mentoria (17) foi realizada por Dulce Helena Cazzuni, ex-secretária de Planejamento de Osasco (SP) e responsável pela transição 2016/2017, e Guilherme Rezende, especialista em transição governamental, demonstrou à equipe de transição ferramentas para a realização de diagnóstico e identificação das urgências da futura gestão.

A quarta e última mentoria contou com as participações de Giovanna Victer, secretária de Finanças de Niterói (RJ) e presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), e Úrsula Peres, ex-secretária-adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão de São Paulo (SP) e atualmente professora doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo foi demonstrar a importância de priorizar o equilíbrio das contas já nos primeiros 100 dias de governo e os caminhos para isso.

“A mentoria foi muito esclarecedora, com os exemplos práticos apresentados”, disse Mauro Goulart, integrante da equipe de transição e secretário de Obras nomeado para a próxima gestão de Casimiro de Abreu (RJ).

Os vídeos completos das mentorias estão disponíveis na Rede Juntos, a plataforma gratuita de conhecimento em gestão pública da Comunitas, e abertos para todos os interessados no tema.

Além disso, na plataforma o público encontrará conteúdos e ferramentas para a realização de uma eficiente transição de governo que garanta a continuidade da dos serviços e políticas oferecidas aos cidadãos. Os(as) prefeitos(as) e comissões de transição ainda contam com um grupo de conversa para trocar experiências e tirar dúvidas com a equipe de especialistas da Comunitas durante o processo de transição governamental.

“Gostei muito dos materiais sugeridos. Estamos trabalhando com alguns deles”, disse Francineti Carvalho, prefeita eleita em Abaetetuba (PA).

 

>>> Clique aqui e acesse a Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos na Rede Juntos!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *