loading

Comunitas inicia estruturação do Observatório de Prevenção à Violência, em parceria com a Prefeitura de Caruaru

Programa Juntos apoia Prefeitura de Caruaru na criação de um plano de segurança pública com foco em prevenção.

Os caminhos de melhoria para o Juntos pela Segurança – plano de segurança criado pela Prefeitura de Caruaru (PE), foram debatidos durante trabalhos técnicos realizados na última segunda-feira (09), na cidade pernambucana. O plano conta com parceria da Comunitas, por meio do Programa Juntos, e apoio da Open Society Foundations (OSF).

Durante todo o dia, foram realizadas reuniões com o objetivo de discutir e formular os primeiros passos para a criação do Observatório de Prevenção da Violência de Caruaru, unidade que auxiliará a orientar as políticas de prevenção construídas pela Prefeitura Municipal.

Leia também: Hub Inova Juntos promove troca de experiência sobre segurança pública entre Pelotas e Caruaru

O objetivo do Observatório é mapear e monitorar a população em situação de risco ou violência na cidade – como, por exemplo, famílias de vítimas de homicídio, adolescentes em conflito com a lei, pessoas que evadiram do sistema escolar, egressos do sistema penitenciário e mulheres que situação de violência doméstica – para que a administração municipal possa fazer o direcionamento específico das políticas sociais, garantindo atendimento ao público vulnerável com mais efetividade.

Segundo Melina Risso, especialista com mais de 15 anos de experiência em segurança pública e consultora contratada pela Comunitas pela liderar o projeto junto à prefeitura, o Observatório será essencial para a efetividade do Juntos pela Segurança, pois apoiará na construção das ações de prevenção do projeto, eixo fundamental para dar sustentação à redução da violência na cidade.

“O observatório de Caruaru é inovador. Hoje no Brasil não existe um local com essa característica de enfoque na prevenção, algo que é diferente de um Observatório da Violência, por exemplo”, explicou Melina.

Leia também: Com participação da Comunitas, II Fórum Municipal Juntos Pela Segurança é realizado em Caruaru

O Observatório ficará sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e fará parte do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) de Caruaru. No momento, a equipe está coletando dados e a previsão é que em aproximadamente um mês sejam apresentados os primeiros indicadores e monitoramentos.

A coleta e análise dos dados que impactam na segurança da cidade são fundamentais para a realização do projeto, que construirá um plano de prevenção e redução de homicídios com foco nas ações de competência do município.

Resultados do Juntos pela Segurança

Já os avanços registrados por meio do Juntos pela Segurança foram debatidos no dia posterior (10), durante a reunião do Comitê Juntos pela Segurança.

Dentre os resultados apresentados, está a redução de 25% nos homicídios e a diminuição de 1,8% nos índices de assaltos, entre janeiro e fevereiro de 2020 (se comparado ao mesmo bimestre do ano anterior). Os festejos do carnaval da cidade também foram pauta: com duração de um mês, e com a participação de mais de 100 mil foliões em um mesmo final de semana, as festividades finalizaram sem nenhum registro de ocorrência.

Segundo a prefeitura, ainda foi registrada a redução da criminalidade nos bairros em que foram implantados os Conselhos de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona Rural (CONSECs) “O que mais chamou atenção foram os números apresentados no eixo do centro de nossa cidade, denotamos essa diminuição a todo o esforço coletivo da gestão municipal urbanizando os espaços, essas entregas em conjunto com as policias e a guarda municipal nos trazem uma sensação a mais de segurança”, pontuou a secretária de Ordem Pública de Caruaru, Karla Vieira.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *