loading

Comunitas promove seminário sobre gestão fiscal no RJ

Por meio de palestras e oficinas, o encontro mobiliza os municípios pra que busquem soluções para alcançar equilíbrio fiscal.

Durante toda a manhã dessa segunda (16), prefeitos e secretários de Fazenda e Planejamento dos municípios cariocas reuniram-se durante o seminário “Pacto pelo Compromisso com a Gestão Fiscal dos Municípios do Rio de Janeiro”.

“A gestão fiscal está diretamente ligada à qualidade dos serviços públicos”  

Guilherme Mercês

Realizado pelo Sistema Firjan, em parceria com a Comunitas e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o encontro convidou os gestores públicos à uma reflexão sobre as soluções disponíveis para a crise fiscal enfrentada pelos municípios do estado do Rio, a partir de boas práticas nacionais e internacionais de gestão fiscal, com a realização de palestras e oficinas, que debateram planejamento financeiro dos restos a pagar, eficiência dos gastos municipais e transparência do gasto público.

LEIA MAIS: Secretário de Finanças de Teresina comenta o desafio do equilíbrio das contas

Estiveram presentes nomes como Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP) e presidente da FNP, Arthur Virgílio, prefeito de Manaus (AM), Rodrigo Neves, prefeito de Niterói (RJ), e Carlos José Gama Miranda, prefeito de Paraty (RJ). Também participaram Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN e presidente do Conselho da Comunitas, Guilherme Mercês, economista-chefe da FIRJAN, e Aod Cunha, economista e ex-secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul .

VÍDEO: Crise fiscal é tema de webinário com especialistas na plataforma da Comunitas

Para Regina Esteves, a busca pelo equilíbrio fiscal e por uma gestão financeiramente eficiente é uma necessidade urgente da administração pública. “Por conta disso, é a primeira frente de atuação da Comunitas nas cidades que fazem parte do Programa Juntos, com ações que auxiliam no ajuste das contas das cidades, com objetivo de aumentar a arrecadação municipal sem aumentar ou criar novos impostos”, disse.

LEIA MAIS: Publicação sobre equilíbrio fiscal auxilia gestores públicos brasileiros

 

 

 

Sobre o Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos é uma iniciativa de caráter apartidário, que reúne alguns dos maiores líderes brasileiros do setor privado, empenhados em investir recursos financeiros, experiências e competências técnicas, com a proposta de mostrar que a iniciativa privada, a sociedade e os municípios, unidos, podem investir em inovação, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

O Programa Juntos está presente diretamente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Campinas (SP), Petrolina (PE), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI), Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos. Além disso, atua por meio da replicabilidade das ações em diversas outras cidades do país.

 

Foto destaque: Renata Mello/FIRJAN

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *