loading

Comunitas seleciona 4 municípios para participar de nova Jornada voltada à gestão de pessoas em secretarias de saúde

O objetivo é apoiar municípios a desenvolverem e pilotarem soluções inovadoras aos desafios de gestão de pessoas nas secretarias de saúde de forma a impactar os serviços prestados à população 

A arte tem um fundo roxo com letras brancas e amarelas onde se lê "Políticas em gestão de pessoas para lideranças municipais da saúde. Inscrições abertas". No canto direito, aparece uma moça sorrindo e segurando alguns papéis

A Comunitas dá a largada para uma nova Jornada de Inovação, realizada por meio do Hub InovaJuntos. Com o nome de “Jornada Comunitas – Políticas em gestão de pessoas para lideranças municipais da saúde”, o objetivo é apoiar as secretarias selecionadas no desenvolvimento de soluções inovadoras aos desafios da área-tema enfrentados nas pastas. Para se inscrever, acesse aqui e responda o formulário até o próximo dia 17.

Ao todo, quatro municípios serão selecionados para participar do programa, que terá duração de oito meses e, assim como a Jornada atual, o novo programa também será realizado em parceria com a Fundação Lemann. O projeto também terá uma metodologia de implementação semelhante. 

Além disso, o programa contará com oficinas semanais coletivas com representantes dos municípios, bem como oficinas e mentorias individuais, que terão o objetivo de se aprofundar nas especificidades locais para compreender os desafios em gestão de pessoas das secretarias da saúde e pilotar projetos inovadores. 

De acordo com a Diretora de Conhecimento, Comunicação e Inovação da Comunitas, Dayane Reis, “a gestão de pessoas no setor público é uma área estratégica para a melhoria da administração pública. E quando os esforços se voltam para a Saúde, a Jornada torna-se ainda mais relevante, já que vai impactar diretamente o serviço prestado na área à população nas redes municipais. A nossa expectativa é finalizar esse programa com desafios solucionados e projetos pilotados pelas secretarias de saúde dos municípios selecionados”.

A nova Jornada manterá a estratégia de acompanhamento de tutores especialistas para as cidades participantes. Cada município terá um mentor ou mentora, uma pessoa com experiência na área de gestão pública, disposta a compartilhar suas experiências, e que vai acompanhar os participantes ao longo do processo.

A previsão é que a lista de selecionados seja divulgada até o próximo dia 28. As atividades da Jornada iniciarão em meados de novembro, com um encontro das equipes e lideranças dos quatro municípios. 

Quem pode participar?

A inscrição está aberta somente para prefeituras, e não indivíduos isolados. Serão selecionados quatro municípios com equipes pré-definidas. Pessoas do setor privado, terceiro setor e academia não podem se inscrever.

Por que participar?

As secretarias de saúde selecionadas terão a oportunidade de endereçar uma questão relevante na área de gestão de pessoas com foco nas lideranças da pasta. Assim, a Jornada irá permitir que cada município mergulhe na realidade local para mapear e compreender seus principais problemas relacionados à temática, identifique possíveis soluções para enfrentar o desafio escolhido e teste uma solução inovadora que deve contribuir para alcançar uma gestão mais eficiente e, por consequência, gerar melhoria na prestação de serviços à população. 

Ao participar da Jornada, os municípios selecionados terão o apoio de gestores e especialistas renomados, uma vez que a Comunitas mobilizou diversas pessoas, dentre as quais especialistas em processos e metodologias de inovação, administradores públicos da área de gestão de pessoas e especialistas em saúde pública. Dessa forma, as cidades participantes também passam a fazer parte de uma rede de municípios integrados, um espaço qualificado de aprendizado e troca de experiência entre pares.

Critérios de seleção

A banca organizadora da Jornada observará alguns pontos, como pluralidade de perfis de liderança (gênero, etnia e partidos políticos), diversidade de regiões brasileiras participando, aliando ao interesse da Comunitas de permitir que novos municípios possam, também, integrar a rede. Apenas cidades com pelo menos 200 mil habitantes podem participar.

 A organização também busca lideranças com perfil engajado e vai priorizar municípios cujo gestor ou gestora acredite na pauta e tenha um compromisso forte com a temática de gestão de pessoas. A Comunitas busca dirigentes que se destaquem e que tenham poder de influência, bem como potencial de gerar um efeito multiplicador tanto em seus territórios como nos seus entornos. 

Contrapartidas 

A participação no Programa é totalmente gratuita, porém a Comunitas espera que as secretarias selecionadas atendam algumas demandas para o bom andamento da Jornada. O apoio da liderança é imprescindível, visto que as iniciativas desenvolvidas ao longo do processo deverão ser implementadas ao fim do Programa. A organização também vai solicitar que os participantes assinem um Protocolo de Intenções antes do início do projeto, para comprovar o compromisso com a pauta. Além disso, as lideranças dos municípios serão convidadas a participar em momentos-chave da Jornada para definir as diretrizes e acompanhar o processo das suas equipes.

Sobre o Hub InovaJuntos

O InovaJuntos, Hub de Inovação em Políticas Públicas da Comunitas, é um espaço de fomento à inovação no setor público. O Hub conecta atores, fortalece as capacidades para inovar dos gestores públicos e apoia governos municipais e estaduais a gerar soluções criativas a seus problemas. O Hub visa a transformação da administração pública tornando-a mais eficiente para gerar melhorias nos serviços prestados à população.

Você acha que sua secretaria atende às demandas para participar da Jornada? Então não deixe de fazer sua inscrição até o dia 17 de outubro!


Arte com o fundo azul com a frase "Assine a nossa Newsletter e não perca nenhum conteúdo"

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *