loading

#ComunitasApoia – Certificação What Works Cities está aberta para cidades brasileiras

O reconhecimento é concedido para municípios com pelo menos 30 mil habitantes e que atendam a, pelo menos, 22 critérios pré-estabelecidos

Vista aérea de uma cidade bem desenvolvida ao nascer do sol, com estradas e bastante prédios

Crédito da imagem: What Work Cities (cidade de Detroit – EUA, certificação WWC Gold em 2021)

Entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro, estão abertas as inscrições para a certificação do programa What Works Cities (WWC), que será concedida pela Bloomberg Philantropies e Results for America. O objetivo da ação é reconhecer cidades, com pelo menos 30 mil habitantes, que usem dados e evidências para políticas públicas de alto impacto em suas comunidades. 

A Comunitas apoia tanto o programa, quanto a certificação, que vai permitir que cidades Brasil afora possam se tornar mais competitivas e empreendedoras. Compactuando, assim, com a visão e metodologia de trabalho da organização.

O programa WWC apoia prefeituras em todas as Américas a usarem dados e evidências para entenderem os seus principais desafios. Além disso, o comitê do certificado analisa cerca de 43 indicadores e critérios de avaliação da administração local e, assim, chega a um denominador de eficiência da gestão. 

Os 43 critérios do programa abordam os processos e políticas essenciais para uma cidade bem administrada e são agrupados da seguinte forma:  

  • Gestão de dados; 
  • Avaliações rigorosas; 
  • Liderança e capacidade; 
  • Dados abertos; 
  • Desempenho e análise; 
  • Orçamento e finanças orientados por dados; 
  • Contratos orientados por resultados e impactos em partes interessadas.

Ao todo, são três categorias de certificação, sendo que os municípios que melhor performarem tornam-se cases de replicabilidade de boas práticas para outras cidades. A certificação WWC Silver é concedida às cidades que atenderem a 22 critérios. A Gold, 29 ou mais critérios. E a Platinum, para cidades com, pelo menos, 37 indicadores cumpridos.  

Benefícios para os municípios

A participação em todo processo é gratuita e inclui um diagnóstico inicial, relatório de desempenho, elaboração de um plano de ação, acompanhamento por colaboradores da Red de Innovación Social (instituição que está organizando o programa localmente) e monitoramento do avanço nos critérios. Além disso, os critérios do WWC oferecem um mapeamento para as prefeituras entenderem sua posição e maturidade sobre gestão de dados e também um guia para melhorar os principais indicadores de gestão pública local.

Outro benefício que a cidade terá ao se inscrever no programa é poder participar do Fórum da Comunidade WWC, em que as lideranças públicas terão acesso a novas oportunidades de aprendizado, voltadas ao desenvolvimento de habilidades críticas e enfrentamento de desafios. Além disso, os gestores poderão se conectar com outras cidades da região por meio da plataforma. 

Por que se inscrever? 

Tendo em vista a pressão que alguns marcos legais trouxeram para o setor público, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a nova Lei das Licitações, as cidades brasileiras estão em um momento crucial para analisar e melhorar suas políticas de gestão de dados. 

As prefeituras que participarem do programa não necessitam firmar nenhum instrumento jurídico com a organização, além de todo processo não gerar custo algum para os municípios inscritos. Todos os resultados só serão tornados públicos após a certificação. 

Para se inscrever, acesse este link.

Quer receber atualizações como essa diretamente no seu email? Então não esqueça de assinar a nossa Newsletter!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *