loading

Confira 6 ações desenvolvidas na área de gestão de pessoas pelo Projeto Envolver RS

O programa, que conta com o apoio da Comunitas desde 2021, já promoveu avanços importantes na melhoria da cultura organizacional do Estado. Confira quais foram as ações implementadas logo abaixo

Eduardo Leite faz apresentação em workshop que debateu questões relacionadas à gestão de pessoas e planejamento estratégico. Crédito da Imagem: Subsecretaria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Tanto na esfera pública quanto na privada, a gestão de pessoas é uma área estratégica para qualquer organização. No contexto da administração pública, o tema tem ganhado cada vez mais relevância para atender não só às demandas da sociedade, como também às necessidades dos servidores públicos.

À medida que a sociedade cobra por uma prestação de serviços mais eficiente, a gestão de pessoas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e capacitação dos indivíduos.

O projeto Envolver – Juntos pela Evolução do RS, apoiado pela Comunitas desde 2021, tem o propósito de transformar a cultura organizacional em colaboração com gestores e líderes do setor público gaúcho. O objetivo é aprimorar a prestação de serviços públicos ao valorizar e elevar a autoestima dos servidores. Até o momento, o projeto já impactou mais de três mil lideranças.

A seguir, confira uma lista de seis ações desenvolvidas no âmbito da gestão de pessoas por meio do projeto Envolver

1 – Mapeamento da cultura organizacional

Para iniciar o Projeto Envolver RS, foi essencial fazer um diagnóstico da cultura organizacional existente no Estado naquela época. Esse processo envolveu a realização de escutas ativas com servidores e líderes, análises de cenários e workshops para identificar ações desejáveis e indesejáveis no âmbito do funcionalismo público.

Na primeira fase do projeto, aproximadamente 900 gestores em posições de liderança foram envolvidos para analisar a cultura organizacional, o ambiente de trabalho e avaliar os pontos positivos e negativos em suas atuações. Isso exigiu capacitação para fortalecer comportamentos desejáveis e abordar práticas prejudiciais que impactavam as atividades cotidianas.

Saiba mais aqui

 2 – Apoio na seleção de servidores para multiplicar os novos direcionadores da cultura organizacional

Em 2021, uma das ações realizadas no âmbito do Projeto Envolver foi a abertura de processo seletivo para identificar servidores que tivessem interesse em apoiar a disseminação das ações do Programa.

Os servidores escolhidos como multiplicadores passaram a atuar na comunicação e divulgação de práticas sustentáveis, bem como auxiliar e monitorar o cumprimento das ações e práticas do Projeto Envolver em suas secretarias ou órgãos. Além disso, os selecionados tiveram um papel fundamental para engajar o corpo de funcionários públicos estaduais. 

Saiba mais aqui.

3 – Disseminação dos direcionadores de cultura

Em um segundo momento, o Projeto Envolver abrangeu a divulgação dos direcionadores de cultura, em que foram elencados os comportamentos a serem fortalecidos e as condutas a serem enfrentadas da cultura profissional do servidor, seja individual ou coletivamente.  

Para isso, foram criadas peças de comunicação visual para a realização de campanhas internas, divulgadas nos locais de trabalho, visando que os servidores assimilassem os pontos-chave da nova cultura organizacional e aplicassem esses aprendizados no atendimento direto. 

Saiba mais aqui.

5 – Gestão de pessoas vira política de Estado no Rio Grande do Sul

O governador Eduardo Leite estabeleceu a Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública como uma área estratégica prioritária para o Estado. O decreto, divulgado no Diário Oficial da União em 30 de março do ano passado, estabelece as diretrizes, abrangendo valorização e engajamento, atração e seleção de talentos, gestão por competências, avaliação de desempenho e qualidade de vida.

O documento enfatiza que “a gestão estratégica de pessoas, como política institucional de Estado, implica em uma abordagem sistêmica e alinhada aos objetivos governamentais, reconhecendo os servidores públicos como peças-chave na geração de valor público“.

Saiba mais aqui.

6 – Ampliação da disseminação da cultura organizacional

Em nova etapa do Projeto Envolver, iniciada ainda em agosto de 2023, o objetivo é fortalecer a cultura organizacional do governo do Rio Grande do Sul por meio do aprimoramento das capacidades dos servidores públicos. 

A ação visa reforçar e consolidar os direcionadores da cultura, promover conscientização e disseminar a cultura desejada. Serão realizadas atividades como integração da equipe de governo, reavaliação dos propósitos das secretarias, desenvolvimento de lideranças e compartilhamento de boas práticas. O objetivo é fortalecer as equipes de governo, a comunicação, a integração das secretarias, os gestores como líderes culturais e preparar equipes de sustentação mais integradas e capacitadas.

Saiba mais aqui

Quer receber as novidades da Comunitas em primeira mão? É só assinar a nossa Newsletter agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *