loading

Educação é destaque em reunião entre Comunitas e o Governo do Estado de RS

O encontro faz parte do modelo de governança da Comunitas e reuniu o governador e os secretários para discutir e encaminhar soluções para o andamento dos projetos

Representantes da Comunitas se reuniram com integrantes do governo do Rio Grande do Sul em mais uma reunião técnica para discutir e encaminhar soluções e propostas para o desenvolvimento dos projetos em parceria com a Comunitas. O encontro, que aconteceu no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, aconteceu na última quinta (12).

Participaram da reunião o novo governador, Ranolfo Vieira; o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso; a secretária de Educação, Raquel Teixeira; o secretário de Planejamento, Gestão e Governança, Cláudio Gastal; a subsecretária de Gestão de Pessoas, Iracema Castelo Branco e o assessor do gabinete do governador, Felipe Belle. E representando a Comunitas estava o Diretor e a Coordenadora de Projetos, respectivamente Thiago Milani e Ana Teresa Carvalho.

A secretária de Educação, Raquel Teixeira, falou do projeto Avançar na Educação, que foi anunciado no ano passado. O programa prevê uma série de estratégias na área, que vão totalizar o investimento de R$ 1,5 bilhão da pasta até o final deste ano. A secretária Raquel também apresentou o mapa estratégico do Programa Avançar na Educação para 2022, cujo um dos eixos será a formação de professores. De acordo com ela, a parceria com a Comunitas foi “fundamental para nortear todo o trabalho da pasta”. 

Para saber mais sobre o Projeto Avançar na Educação, clique aqui

Marco Aurélio, secretário da Fazenda, salientou o quanto o apoio da Comunitas foi fundamental para desenvolver e implementar as reformas estruturantes que foram realizadas no Estado, a exemplo das Reformas da Previdência, Administrativa e Tributária, além das privatizações. O secretário também apontou que o “fato de que o Rio Grande do Sul encerrou o ano de 2021 com superávit orçamentário foi um dos resultados mais importantes das ações realizadas”. Esse foi o melhor resultado orçamentário desde o Plano Real (1994).

Dentre as ações realizadas pelo governo gaúcho em 2021, está a estruturação da modernização do atendimento ao cidadão por meio da Rede Tudo Fácil. O secretário de Planejamento, Gestão e Governança, Cláudio Gastal, destacou o conceito e inovação dos serviços ofertados, além de oferecer um panorama sobre quais unidades estão em obras e onde serão localizados os serviços. 

O projeto de modernização das centrais de atendimento ao cidadão “Rede Tudo Fácil” prevê a construção de outras unidades, das quais duas já estão em fase de obras. O projeto-piloto, que foi construído com o apoio da Comunitas e já está em funcionamento em Lajeado, servirá como modelo para outras lojas da Rede. 

A subsecretária de Gestão de Pessoas, Iracema Castelo Branco, apresentou o projeto Envolver – Juntos pela Evolução do RS. O programa faz parte da modernização da cultura organizacional dos servidores do Rio Grande do Sul, que visa a melhoria dos serviços públicos por meio da valorização do servidor.  Foram contabilizadas as ações desenvolvidas ao longo de 2021. Para 2022, o foco será a realização de conversas individuais que já estão acontecendo com as lideranças de cada secretaria e autarquias.

Modelo de Governança Comunitas

Para o acompanhamento consistente dos projetos, a Comunitas acompanha os municípios por meio de uma sistemática de reuniões classificadas por níveis funcionais dos territórios – chamados de N3, N2 e N1. Cada um desses níveis está condicionado a um grau de decisão: o N3 é o operacional, o N2 é o tático e o N1 é o estratégico. 

Para um bom funcionamento das atividades de acompanhamento, são imprescindíveis a participação e o envolvimento das lideranças, principalmente da liderança pública, nas decisões e na legitimação da estratégia. A liderança dos secretários do comitê gestor e do prefeito/governador é o principal elemento de engajamento da frente. A N1 é a reunião mais importante da estrutura e sua periodicidade deve ser mantida, levando sempre em consideração a agenda do prefeito/governador.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *