loading

Em Fórum, prefeita de Pelotas apresenta frente de segurança pública, apoiada pelo Juntos

A prefeita pelotense, Paula Mascarenhas, participou do painel “Esforços regionais na redução dos homicídios: o que pode ser feito?”.

Terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 340 mil habitantes, Pelotas convive com dados alarmantes: nos últimos 14 anos, a cidade teve um aumento de 288% no número de vítimas de homicídios. Já na taxa de roubos de veículos, o aumento foi de 82%.

Para enfrentar esse desafio, a Prefeitura de Pelotas, com apoio da Comunitas, está desenvolvendo o Pacto Pelotas Pela Paz, com lançamento previsto para 11 de agosto.

Para apresentar a iniciativa, em fase de construção, a prefeita da cidade gaúcha, Paula Mascarenhas, esteve ontem (19), no 11º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em São Paulo (SP). “No meu governo, decidi tratar a segurança como prioridade. A importância da prevenção quem tem que dar é o município, combinando com a atuação do estado”, destacou a prefeita.

LEIA MAIS: Juntos em Pelotas | Segurança, Saúde e Educação são focos de atuação da parceria na cidade

A ideia da ação é mobilizar amplamente todos os atores da sociedade – população, órgãos públicos, entidades de classes, líderes religiosos, setor privado e academia, a assumir o seu papel na luta contra a violência na cidade. “Experiências exitosas de cidades que venceram a violência ou que conseguiram reduzir seus índices de forma sustentável tem seus resultados traduzidos na liderança política, segurança como prioridade e gestão integrada de informações”, explica Alberto Kopittke, consultor da Inteligência Estratégica Assessoria, responsável pela frente de Segurança na cidade.

O Pacto Pelotas Pela Paz tem alicerce em dois grandes eixos de atuações: Repressão, com ações de policiamento, ordem pública e convivência cidadã e sistema de justiça, e ações de Prevenção.  O projeto foi desenvolvido com uma nova concepção, acreditando na prevenção integral, com ações realizadas desde os cuidados maternos, passando pela vida escolar e juventude, até o acompanhamento socioeducativo e de egressos penitenciários.

 

Confira a fala de Paula Mascarenhas sobre a frente de Segurança em Pelotas, apoiada pela Comunitas:

Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Dentre suas ações, está o Programa Juntos. De caráter apartidário, o Juntos reúne alguns dos maiores líderes brasileiros do setor privado, empenhados em investir recursos financeiros, experiências e competências técnicas, com a proposta de mostrar que a iniciativa privada, a sociedade e os municípios, unidos, podem investir em inovação, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Atualmente, o Juntos está presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Petrolina (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *