loading

Em mentoria para pré-candidatos, secretária exalta resultados obtidos pela Educação de Petrolina

Cidade está em primeiro lugar no SAEPE; trabalho de melhoria educacional contou com o apoio da Comunitas

A cidade de Petrolina está em 1º lugar no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE). A evolução da educação da cidade e o apoio da Comunitas nisso foram exaltadas ontem (04), pela secretária de Educação do município, Margareth Zaponi, durante a mentoria virtual da Jornada para Futuros Prefeitos – iniciativa liderada pela Comunitas e cocriada com mais de 50 gestores e especialistas da área pública, que visa apoiar pré-candidatos à prefeitos(as) na formulação dos planos de governo municipais.

Segundo Margareth, o avanço na educação de Petrolina foi conquistado devido ao Replica Teresina, projeto liderado pela Comunitas que visa disseminar as boas práticas implementadas pela educação municipal da capital do Piauí – que, em 2017, obteve o melhor ensino público entre as capitais brasileiras, segundo o IDEB – para outros municípios integrantes da rede Comunitas, dando oportunidade para que possam criar suas próprias alternativas de política educacional a partir das evidências encontradas em Teresina.

“O ensino de Petrolina fortaleceu muito e a Comuntas ajudou bastante para termos esses resultados. Tivemos toda a ajuda da equipe da organização para desenvolvermos uma série de ações que não tínhamos antes. Foi um apoio importante, porque, em pouquíssimo tempo, foi disponibilizado um conjunto de conhecimento que provavelmente ficaríamos um, dois anos, para conseguirmos entender. Foi cansativo, uma maratona, mas foi uma forma de ampliarmos o aprendizado”, disse a secretária durante o encontro virtual.

O SAEBE foi divulgado em março, e Petrolina conquistou a 1ª colocação no ranking, com evolução em todas as disciplinas avaliadas do ensino municipal (Português, 2º e 5º, e Matemática 2º, 5º e 9º) – com exceção do 9º em Português, no qual ficou na segunda colocação.

Criado em 2000, o SAEPE conta com a participação de todos as redes de ensino municipais de Pernambuco. A avaliação mede o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar, também é utilizado como indicador para cálculo do IDEPE, divulgado em meados de agosto.

Os resultados do SAEPE são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) – sistema que avalia o desempenho da educação do estado de Pernambuco e utiliza a mesma metodologia e o mesmo sistema do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *