loading

Em reunião, Comunitas e Abaetetuba encerram participação na Jornada para Prefeitos

A Jornada para Prefeitos está chegando ao fim. A iniciativa liderada pela Comunitas apoiou, ao longo de quase dez meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento do Plano de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas, por meio de conteúdos teóricos, mentorias e imersões técnicas com especialistas em diversas áreas que permeiam a gestão pública.

Leia também: Jornada promove vivência em Reforma Administrativa com o Governo do RS

Para o encerramento, a Comunitas está realizando reuniões particulares com os 12 municípios selecionados para a fase de mentorias individuais da jornada.

Durante o encontro, que conta com a participação do prefeito ou prefeita do município, da equipe de governo e, também, de consultores da Mais Resultados, são apresentados alguns pontos como a metodologia utilizada pela jornada, a linha do tempo do processo de mentoria, o modelo de governança para execução das metas estabelecidas, além de relatos sobre resultados e impactos do projeto no município.

Leia também: Em reunião, Comunitas e Prefeitura de Gravatal finalizam participação na Jornada para Prefeitos

“O encerramento da jornada é o início de um importante trabalho que será realizado pelo município e também o fortalecimento de uma rede de gestores empenhados na transformação do país. A Comunitas continuará próxima desses territórios ao longo desses quatro anos de mandato para acompanhar os impactos dessa iniciativa e, também, construir possibilidades de trabalhar em conjunto. Nosso muito obrigada para todos os municípios que aceitaram embarcar nessa jornada conosco. São lideranças com espírito público que estão pensando e planejando fora da caixa, que se engajaram na busca de uma gestão cada vez mais eficiente e certamente vão deixar um legado para o futuro”, disse a diretora de Conhecimento e Comunicação da organização, Dayane Reis.

Abaetetuba

A Comunitas e a Prefeitura de Abaetetuba, município localizado no Pará, realizaram, no último dia 13, a reunião que oficializa o encerramento da Jornada de Prefeitos. Na ocasião, a equipe de governo apresentou à prefeita, Francineti Carvalho, o Plano de Metas do município, construído durante a jornada.

Para o desenvolvimento do documento, que pactua as ações estratégicas do governo ao longo de quatro ano de mandatos, os gestores priorizaram as áreas de Finanças, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Educação e Segurança.

Leia também: Em reunião, Comunitas e Prefeitura de Francisco Morato finalizam participação na Jornada para Prefeitos

Já para apoiar na implementação das propostas, foi construído um quadro de metas e um portfólio de projetos prioritários, que visam tornar as ações da prefeitura mais assertivas. No quadro são definidos objetivo, valor, prazo, área responsável e gestor encarregado.

Entre os principais objetivos elencados pela gestão de Abaetetuba como prioritários, estão a elaboração do planejamento e da estrutura para desenvolvimento socioeconômico; o mapeamento e organização para resolução de pendências no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), do Governo Federal; a redução da porcentagem de pessoas abaixo da linha da pobreza; e a regularização do endividamento e ampliação da capacidade de investimento da prefeitura.

Além disso, durante o desenvolvimento da jornada a prefeitura teve outros ganhos importantes para o avanço do município, como a implementação do Grupo de Trabalho integrando as áreas em torno de um Plano de Desenvolvimento Econômico e Social, e a criação da meta de desenvolvimento econômico e social, incluindo tanto o crescimento do PIB quanto a redução da pobreza. O município ainda construiu a Agenda-100, com diretrizes de uma boa governança pública que precisam ser adotadas já no começo do governo.

“Acredito que a maior ferramenta de poder que você pode oferecer para alguém é o conhecimento, e a jornada veio para nos trazer uma luz para debatermos a gestão pública a partir de dados, de evidências, de indicadores, olhando para o município e para a construção de iniciativas a partir da nossa realidade. Todo processo que propõe uma construção coletiva já é um ganho. Quando construímos algo juntos, todo mundo ganha, e também fortalece o sentimento de pertencimento e de identificação com as metas, que são de gestão, não de uma secretaria específica”, disse a prefeita Francineti.

>>> Leia também: Agenda | Comunitas reunirá prefeitos em conferência de encerramento de jornada

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *