loading

Em reunião, Comunitas e Prefeitura de Curitiba definem novos caminhos para o Curitiba 2035

Durante a reunião, foi pactuada a data de lançamento do novo ciclo do Curitiba 2035, marcado para o dia 03 de março.

A Comunitas e a Prefeitura de Curitiba, junto com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), oficializaram o encerramento da última fase e apresentaram o documento do novo ciclo do planejamento estratégico da capital paranaense, o Curitiba 2035, na sexta-feira (26).

Foto: Daniel Castellano/Prefeitura de Curitiba

O encontro contou com a presença do prefeito Rafael Greca, secretários municipais, diversos prefeitos da região metropolitana, representantes da sociedade civil e empresarial, além da diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, e dos membros do Núcleo de Governança do Programa Juntos, José Roberto Marinho e Eduardo Mufarej.

“O Brasil que nós merecemos é um Brasil que funcione, que devolva aos cidadãos tudo aquilo que é recolhido na forma dos impostos. É nosso dever servir. O governo é um serviço. Também é nosso dever formar e educar as novas gerações para que tenham essa visão de essência e não apenas de apoderamento de Estado no sentido de ‘eu sou dono do poder’”, acredita Greca.

Na reunião, foram apresentados os resultados da última fase do Curitiba 2035 e oficializado seu encerramento. Também foi exibido aos presentes o documento que sistematizou toda a construção coletiva de ideias ao longo de um ano e que definiu as prioridades que serão trabalhadas até 2035.

Chamadas de “vetores de transformações”, as prioridades do planejamento foram demonstradas pela gerente dos Observatórios do Sistema FIEP, Marília de Souza. Entre elas, estão Formação, atração e retenção de talentos – no eixo Educação; Atratividade do ambiente de negócios – no eixo Desenvolvimento Socioeconômico; e Acessibilidade e intermodalidade na mobilidade e transporte – em Mobilidade e transporte.

Foto: Daniel Castellano/Prefeitura de Curitiba

A nova fase do projeto terá a finalidade de promover a participação de todos os atores chaves, em uma oportunidade única de assumir um compromisso na construção de cidades voltadas para o cidadão – intitulada Engajamento Coletivo para a implementação do planejamento estratégico do Curitiba 2035.

Construído com apoio do Programa Juntos, o Curitiba 2035 é uma iniciativa de caráter apartidário, que tem como finalidade a construção de um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, tendo propósito uma cidade mais sustentável, inovadora e humanizada.

Cada vez mais o país necessita de atitudes e políticas de estado. Que tenham continuidade e não dependam de um Governo | Regina Esteves

Os objetivos definidos nortearão o desenvolvimento econômico e social de Curitiba, engajando a sociedade na sua estruturação. Isso porque acredita-se que mobilizar especialistas, cidadãos e administrações públicas por uma mesma causa é comprometê-los com o futuro de suas cidades.

José Roberto Marinho explicou um pouco sobre a atuação do Programa Juntos. “Nós buscamos sempre uma gestão pública mais eficaz, nossa ajuda é nesse sentido, nós não nos envolvemos com a política, mas sempre estamos buscando ajudar os prefeitos a ter uma gestão mais eficaz e para que o resultado apareça em termos de melhoria dos serviços públicos”.

A presença de diversos prefeitos da região metropolitana de Curitiba serviu, também, para fortalecer o Pró-Metrópole – programa de fortalecimento, alinhamento e integração regional. “Nessa sintonia de promover o bem-estar da população da região metropolitana de Curitiba estamos desenvolvendo vários programas”, disse Hélio Bampi, vice-presidente do Pró-Metrópole e vice-presidente da FIEP.

Foto: Daniel Castellano/Prefeitura de Curitiba

A diretora presidente da Comunitas, Regina Esteves, lembrou sobre a sustentabilidade de ações como estas e parabenizou o município pela aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Cada vez mais o país necessita de atitudes e políticas de estado. Que tenham continuidade e não dependam de um Governo e a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal no município visa não somente impacto atual, mas impacto futuro”, finaliza Regina Esteves.

Comunitas e Programa Juntos

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

A organização atua com diversos projetos, entre eles, o Programa Juntos, resultado de uma coalizão de grandes líderes empresariais brasileiros, que assumiram o compromisso de auxiliar no aprimoramento da gestão pública municipal.

Esses líderes envolvem-se diretamente nos projetos, o que vai além do investimento de recursos. São realizados encontros estratégicos periódicos, onde compartilham experiências com os gestores públicos, acompanham a evolução das iniciativas e colaboram para definir as diretrizes das ações.

É o chamamos de Governança Compartilhada, que inclui, também, a participação do cidadão. O Juntos acredita que o engajamento da população no desenvolvimento de políticas públicas municipais é essencial para a construção da verdadeira democracia.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *