loading

Em reunião de governança, lideranças da Comunitas e Prefeitura de Petrolina (PE) analisam resultados de programa de equilíbrio fiscal

Prefeito anunciou afastamento do cargo por eleições, mas ressaltou a importância do apoio Comunitas à equipe que continuará atuando na frente fiscal liderada pelo vice-prefeito

Na quarta (30), lideranças da Comunitas e do Núcleo de Governança participaram de uma reunião com integrantes da Prefeitura de Petrolina (PE). O objetivo do encontro foi debater os resultados das frentes de atuação que a organização está desenvolvendo em parceria com a gestão local, bem como identificar os desafios a serem enfrentados.

Representando o governo municipal, participaram do encontro Miguel Coelho, prefeito de Petrolina; Simão Durando, vice-prefeito; Plínio Amorim, secretário de Educação, Cultura e Esporte; Lucivane Lima, secretária de Fazenda e Planejamento, e Emício Júnior, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação. 

O prefeito Miguel Coelho iniciou a reunião com o anúncio de que se afastaria do cargo para concorrer à disputa ao Governo do Estado nas eleições de outubro, mas ressaltou a importância da continuidade da parceria entre a Comunitas e a Prefeitura, para o então vice-prefeito, Simão Durando. “Neste contexto de transição, é fundamental contar com esse apoio para a manutenção do legado que viemos construindo ao longo do tempo.”

Lucivane Lima, secretária de Fazenda, apresentou os principais resultados do trabalho de equilíbrio fiscal. Essa frente, que conta com o apoio da Comunitas desde 2017, implementou uma série de ações com foco em melhorias da arrecadação e de eficiência nos gastos públicos. Como resultado, o município pernambucano finalizou 2021 com superávit primário de R$ 24 milhões.

O secretário de Educação, Plínio Amorim, ressaltou que, apesar do cenário de pandemia dos últimos dois anos, Petrolina conseguiu se manter com bons resultados de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono). Embora o índice municipal de distorção idade-série seja um dos melhores do Estado, o secretário busca concretizar metas de redução do percentual de distorção de 9% para 5%, nos anos iniciais, e de 19% para 10% nos anos finais. 

Os investimentos realizados para criação do primeiro Centro de Referência em Alfabetização são alguns dos destaques da gestão municipal, bem como a ampliação de escolas de tempo integral, que passou a ter sete unidades desde o início do mandato. Mais de dois mil alunos são atendidos, numa estrutura que promove o desenvolvimento pessoal em todas as suas dimensões – intelectual, físico, emocional, social e cultural.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Emício Júnior, comentou a respeito do projeto de melhoria do ambiente de negócios da cidade, que está em fase inicial de desenvolvimento,  por meio de estratégias para desburocratização e revisão dos processos de licenciamento urbano. Apesar de recente, a frente já apresenta oportunidades de ganhos e, agora, o trabalho deve focar na revisão dos serviços, mapeamento da legislação e na otimização dos sistemas, além de propor requisitos para aplicação das soluções de desburocratização e melhoria dos processos.

A diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, agradeceu a todos os presentes, destacou o comprometimento do Prefeito Miguel Coelho e sua equipe, bem como a importância da continuidade do legado, agora com o vice-prefeito, Simão Durando. “O nosso apoio à Petrolina, na verdade, é uma troca. É um trabalho em conjunto que visa a apoiar a gestão municipal a enfrentar os desafios da administração pública. Enquanto houver empenho, continuaremos aqui por vocês”, finalizou. 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *