loading

Equilíbrio fiscal e Segurança são destaque de reunião entre a Comunitas e a Prefeitura de Caruaru

As lideranças da Comunitas e a Prefeitura de Caruaru (PE) se reuniram, no último dia 16, em mais uma reunião de Governança.

Participaram do encontro a prefeita Raquel Lyra, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, alguns membros da Governança da Comunitas – José Roberto Marinho, Luiz Ildefonso Simões Lopes e Solange Ribeiro –, além de Manoel Cintra, parceiro estratégico da organização, e Saulo Cabral e João Paulo Rodrigues, membros da Governança do Programa Juntos no município.

Um dos objetivos da reunião foi debater os resultados dos projetos em andamento, como a frente de Equilíbrio Fiscal. A iniciativa visa aprimorar o equilíbrio das contas do município, buscando possíveis ganhos e oportunidades para os próximos três anos. O projeto conta com a parceria técnica de Fúlvio Albertoni, ex-secretário da Fazenda de Juiz de Fora (MG).

Leia também: Prefeitura de Caruaru busca equilíbrio fiscal com apoio da Comunitas

Para Regina Esteves, o trabalho é fundamental para alcançar as metas estabelecidas pela gestão, principalmente no contexto da pandemia. “Trata-se de uma forma de sustentar o que foi realizado em 2017, também com apoio da Comunitas, com formação e apoio técnico aos novos dirigentes, melhorando o que já vinha sendo implementado num cenário ainda mais desafiador”, disse.

Iniciado em março, o projeto está sendo desenvolvido com base nas melhores práticas e com foco na melhoria da arrecadação sem aumentar a carga tributária e na otimização de despesas, focando sempre em não perder a qualidade dos serviços públicos.

Andrea Ribeiro, secretária da Fazenda, ressaltou que a iniciativa de melhorar a eficiência da gestão no gerenciamento de receitas e despesas tem grandes chances de apresentar resultados fiscais positivos, o que pode ser revertido em mais investimentos em áreas de maior demanda para a população. Somente com dois meses de implementação, o projeto concluiu as etapas de diagnóstico, onde foi identificado oportunidades que somam mais de R$ 120 milhões em ganhos, nos próximos três anos.

Leia também: Porto Alegre recebe nota A do Tesouro Nacional por capacidade de pagamento

Para avanço da área de Segurança Pública, Regina anunciou a renovação da parceria com a Open Society Foundation, no âmbito do plano Juntos pela Segurança.

A iniciativa, que conta com parceria da Comunitas desde 2019, trouxe contribuições fundamentais para a política de segurança local, especialmente no que se refere às competências municipais para prevenção e redução da violência. Com a renovação da parceria, surge a oportunidade de uma melhor revisão do Plano Juntos pela Segurança e a consolidação do Observatório de Prevenção.

Leia também: Pelotas acompanhará jovens em vulnerabilidade por meio de sistema apoiado pela Comunitas

“Agradeço muito a renovação do projeto. Ainda existe muito trabalho pela frente e este apoio adicional permitirá avanços com qualidade em questões relacionadas à guarda civil, ao centro integrado de segurança, prevenção primária, intervenções urbanísticas integradas, além é claro de ampliar a capacidade de prevenção por meio da consolidação do Observatório”, destacou a prefeita Raquel.

 

Foto no destaque: Diário Oficial de Caruaru

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *