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Especialistas em gestão pública orientam territórios participantes da Jornada Líderes da Saúde

A participação dos mentores é fundamental para os municípios do Programa, oferecendo uma abordagem estratégica da área de gestão de pessoas para potencializar os resultados dos projetos em desenvolvimento 

Na manhã da última sexta (16), a Comunitas realizou mais um encontro entre as equipes e mentores da Jornada Líderes da Saúde. Os times de Pelotas (RS) e Petrolina (PE) tiveram a oportunidade de apresentar como avançaram em seus projetos na área de gestão de pessoas e receberam orientações dos especialistas relacionados aos desafios da implementação das iniciativas na prática. 

Os mentores integram o quadro da Rede da Comunitas e possuem experiência na implementação de projetos na área de gestão de pessoas em secretarias de saúde. Participaram do encontro: a Secretária Adjunta de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Ana Costa; o Secretário de Governo de Santos (SP), Fábio Ferraz;  e a Secretária de Saúde de Mogi das Cruzes, Andreia Godoi. A equipe de Fortaleza será orientada mais adiante pela Secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Elizabeth Jucá.

Dentre os apontamentos feitos aos projetos das equipes de Pelotas e Petrolina, os mentores destacaram a importância de se promover um projeto contínuo no processo de desenvolvimento de lideranças das equipes das Secretarias de Saúde de ambos os municípios, bem como aprender a valorizar entregas pequenas, médias e grandes como estratégia de engajamento de pessoal. Além disso, também apontaram que definir o perfil dos líderes e seus papéis é fundamental para identificar as necessidades locais na hora de desenvolver essas lideranças.

Pelotas – A importância de um processo contínuo de aprendizagem

O objetivo de Pelotas é capacitar e desenvolver lideranças para que os gestores possam atuar de forma mais estratégica e deixem de operacionalizar tarefas. Com isso em mente, o município quer implementar um programa, com imersão em mentoria e capacitação, de forma a visar uma atuação mais estratégica do líder. 

Ana Costa destaca que processos muito densos de desenvolvimento de lideranças, como os que ocorrem por vários dias seguidos, por exemplo, podem ser mais prejudiciais do que produtivos. Isso porque o gestor ficará preocupado com suas atribuições, o que pode atrapalhar seu processo de aprendizado. 

O contrário, como promover a realização de mentorias uma vez por semana, por exemplo, permite que o gestor consiga se afastar um pouco de suas atribuições com tranquilidade e ainda garante que ele possa implementar o que foi aprendido no dia a dia. A isso, ela chamou de “processo contínuo de desenvolvimento”.  

Já Fábio Ferraz destacou que uma boa estratégia para engajar tanto lideranças quanto liderados é comemorar as entregas realizadas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. “É preciso que este tipo de dinâmica interna seja contínua,  mas que tenha começo, meio e fim para que a equipe possa se sentir motivada a cada ciclo. É preciso implementar uma agenda de pequenas vitórias”. 

Petrolina – A importância de agentes multiplicadores e de alinhar o desenvolvimento dos líderes de acordo com as expectativas da gestão

A premissa da proposta é trabalhar o desenvolvimento dos servidores, de forma a fazer com que os funcionários insatisfeitos com suas perspectivas de crescimento consigam contribuir mais com as entregas e evoluam em suas carreiras. Assim, o projeto trata de um programa de aprendizagem para os trabalhadores e possui, em seu escopo, capacitações internas, a partir de trocas com colegas mais experientes, e  externas (remoto ou presencial), que surjam de pesquisas de competências.

O grande desafio deste projeto, aponta Ana Costa, é, justamente, garantir que o conhecimento adquirido externamente seja compartilhado de forma ideal. No entanto, é possível realizar uma pactuação inicial para incentivar o compartilhamento das aprendizagens. “Embora seja difícil garantir que alguém seja capaz de capacitar outras pessoas, é importante identificar e desenvolver agentes multiplicadores. A expectativa é que a pessoa que realizou a capacitação saia melhor do que quando entrou”. 

Segundo Andreia Godoi, é essencial que o desenvolvimento do líder esteja alinhado às expectativas da gestão. Nesse sentido, é importante definir o perfil dos líderes para avaliar seus pontos fortes e identificar áreas que precisam ser desenvolvidas. Assim, todos os membros da equipe estarão alinhados com a visão e a missão da instituição.

Entretanto, ela parabenizou a equipe de Petrolina por buscar renovação, aprendizado e engajamento como elementos cruciais para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo setor público. “Tanto os erros quanto os acertos são oportunidades de aprendizado. Ao tentar se implementar mudanças e formar uma equipe engajada, já ocorre uma transformação significativa no serviço público”, finalizou ela. 

 

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