loading

Fim de ciclo: estudantes da formação Mudanças Climáticas e Energia entregam trabalho de conclusão de curso. Melhores artigos comporão publicação da Comunitas

Projetos abordam temas como descarbonização energética, desenvolvimento sustentável e políticas públicas para investimento em energia limpa

Crédito da Imagem: Sungrow EMEA na Unsplash

22 lideranças públicas concluíram a formação “Mudanças Climáticas e Energia” ao submeterem suas dissertações de conclusão de curso. A entrega dos artigos foi a última etapa da formação, fruto de uma parceria entre a Comunitas, o Climate Hub | Rio e o Columbia Global Centers | Rio para desenvolver capacidades de lideranças públicas para lidar com os efeitos das mudanças climáticas e transição energética.

Dentre os trabalhos entregues, 12 serão selecionados para compor uma publicação da Comunitas. A ação visa compartilhar as análises, propostas e soluções desenvolvidas pelos alunos com um público mais amplo, contribuindo para disseminar o conhecimento adquirido ao longo do curso com  gestores públicos de todo país.

Os temas abordados nos artigos foram selecionados pelos alunos e estão relacionados com as temáticas do curso. 

Confira alguns dos temas das dissertações dos alunos:  

  • Marco político, jurídico e regulatório para o investimento em descarbonização energética; 
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Novos cenários na geopolítica e na ciência do clima;
  • Transporte e mobilidade urbana;
  • Financiamento do investimento em descarbonização energética; 
  • Energia e emissões de gases de efeito estufa.

Sobre a formação

A formação “Mudanças Climáticas e Energia”  teve o objetivo de capacitar gestores públicos em posição de liderança e poder de tomar decisões na temática de mudanças climáticas e o papel crucial da transição energética para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Para a ação, foram selecionados 34 líderes públicos de todo o Brasil. O curso foi realizado de forma totalmente online e ocorreu ao longo de seis semanas.

Com duração aproximada de 20 horas, distribuídas em quatro módulos, a formação abordou temas fundamentais para a questão, como mudanças climáticas, aproveitamento energético, transição energética e políticas públicas para investimento em descarbonização energética e contou com renomados professores e especialistas, cedidos pelo Columbia Global Centers | Rio de Janeiro: Sérgio Besserman, presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Roberto Cunha, fundador da EnClim; Renata Albuquerque Ribeiro, coordenadora do programa de Energia e Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC); e Martin Dietrich Brauch, pesquisador principal do Columbia Center on Sustainable Investment (CCSI). 

Saiba mais: 

Sérgio Besserman (módulo 1 – parte 1)
Sérgio Besserman (módulo 1 – parte 2)
Roberto Cunha (módulo 2)
Renata Ribeiro (módulo 3)
Martin Dietrich Brauch (módulo 4)

Fique por dentro das novidades da Comunitas! Assine a nossa Newsletter agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *