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Fortaleza (CE) busca melhoria da cultura organizacional no serviço público

Por meio da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas, a capital cearense trabalha a motivação e o engajamento do servidor ao melhorar o ambiente de trabalho

 

Quando se fala em servidores públicos desmotivados, as razões para isso podem ser variadas. No caso de Fortaleza, um dos fatores identificados, durante as oficinas da Jornada de Transformação, é a cultura organizacional. O tema escolhido pelo município resume os problemas da gestão de pessoas da cidade, que podem ser divididos em cinco dores: seleção, engajamento, desenvolvimento, valorização, reconhecimento e avaliação.

A ideia é promover melhorias da área de gestão de pessoas, com foco na mudança da cultura organizacional, além de implementar uma metodologia de feedback. Desse modo, é esperado que os servidores se sintam mais valorizados e reconhecidos pelo trabalho que exercem, aumentando a motivação e, consequentemente, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população. 

A Comunitas promove a Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas por meio do Hub de inovação da organização, o Inova Juntos, em parceria com a Fundação Lemann. Ao todo, seis municípios participam do Programa, que está na fase de ideação e prototipação de soluções que buscam enfrentar os desafios selecionados pelas equipes na área de gestão de pessoas. Com duração de oito meses, os próximos passos serão prototipar as ideias selecionadas para enfrentar os desafios, ir a campo para testar a ideia prototipada, melhorar o protótipo e implementar o projeto piloto. 

Importância do desafio

Em muitos municípios, a gestão de pessoas virou um mero setor de Recursos Humanos, que trata de folha de pagamento e benefícios, mas não faz a ampla gestão de pessoal, cuidando de assuntos importantes como a capacitação permanente dos servidores, avaliações periódicas e engajamento com o trabalho, por exemplo. Em Fortaleza, a situação não é diferente.

Para mudar esse cenário, a capital cearense identificou que existem oportunidades a serem trabalhadas com foco no engajamento do servidor, como a possibilidade de se criar mecanismos não remuneratórios para aumentar a motivação dos mesmos, formas de melhorar o relacionamento interpessoal dos servidores, bem como identificar a melhor adequação do perfil profissional para gerar maior produtividade.

Em reunião realizada na última semana com as equipes completas e lideranças dos municípios participantes da Jornada de Transformação, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, salientou a importância que a gestão de pessoas deve ter na administração pública e deixe de ser apenas um setor, e sim um hábito entre todas as secretarias e gestões dos municípios brasileiros. “Servidores públicos precisam de reconhecimento, motivação e engajamento. (Por isso) é essencial dar centralidade ao tema de gestão de pessoas no setor público”, defendeu ele.

Como definição do desafio, a equipe de Fortaleza formulou a sentença “A COGESP/SEPOG (Coordenadoria de Gestão Estratégica de Pessoas/Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão) precisa identificar e aplicar instrumentos efetivos para estimular os profissionais, porque a qualidade dos serviços está sendo impactada pelo déficit produtivo dos servidores desmotivados”.

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, defende que a melhoria da cultura organizacional na administração pública é comprovadamente um fator de maior engajamento e motivação para os servidores. “Atualmente, estamos apoiando os estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, que estão trabalhando justamente a mudança da cultura organizacional, e os resultados não poderiam ser melhores. Quando buscamos fazer esse diálogo entre melhoria da cultura organizacional e servidores, conseguimos criar padrões de trabalho e orientar atividades de forma a se buscar a melhoria da entrega dos serviços à população”.

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