loading

Governo de São Paulo disponibiliza o Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 para consulta

O projeto, chamado de Painel Simed, foi desenvolvido pelo governo em parceria com a Comunitas e exibirá os  dados dos casos de Covid-19 nas escolas públicas e privadas do estado de São Paulo

No último dia 22, a Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) disponibilizou para consulta pública o Painel Simed (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19). O projeto contou com o apoio da Comunitas e servirá para a divulgação dos números de casos confirmados de Covid-19 dentro da comunidade escolar. O Simed também traz, pela primeira vez, o cruzamento de dados entre o sistema com os registros do e-SUS Notifica ou Sivep-Gripe do Ministério da Saúde.

Desenvolvida no formato Dashboard, a ferramenta faz uma síntese dos dados do Simed, reunindo os casos confirmados de Covid-19 de alunos, servidores e trabalhadores terceirizados cadastrados pelas unidades da Educação Básica das redes estadual, municipais e particular ligadas ao Conselho Estadual de Educação.

O Painel Simed está disponível em www.educacao.sp.gov.br/painel-simed

“A elaboração do Painel Simed foi possível após as análises do sistema de monitoramento e o cruzamento de dados do sistema da Seduc com os registros do e-SUS Notifica ou Sivep-Gripe do Ministério da Saúde. Foi um trabalho minucioso, com todo cuidado, para que as informações divulgadas refletissem a realidade dos dados”, afirma o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares.

Segundo Soares, os dados do Painel Simed serão atualizados diariamente e a plataforma vai permitir, também, a interação com o usuário. “A atualização será diária, com o cruzamento de dados entre o Painel e os sistemas do governo federal. O internauta vai acompanhar quando ocorreu a modificação, em uma área publicada no topo da página. A interação vai além da exibição dos números. Quem consulta a página e percebe alguma inconsistência, pode encaminhar a sua contribuição ou dúvida para a Seduc”, informou ele.

Cenário favorável para a volta às aulas presenciais

Os dados apresentados pelo Painel Simed trazem as informações das 42 semanas epidemiológicas – 3 de janeiro a 16 de outubro, somando 8.854 casos confirmados, incluindo alunos, servidores e trabalhadores terceirizados. Em comparação com junho, mês com o maior número de casos confirmados de Covid (1653), setembro registrou uma redução de 73,6%, com apenas 431 casos confirmados no âmbito escolar.

Ainda, os 30 dias de setembro somados às duas primeiras semanas de outubro (45 dias) apontam nova redução em relação a agosto. Com a marca de 459 casos confirmados, o número representa 46,7% de queda em relação ao mês de agosto (30 dias), que registrou 862 casos. Assim, analisando os dados, o sistema mostra um cenário favorável para o retorno às aulas presenciais.

Para Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, o Simed é  extremamente importante nesse momento de retorno às aulas presenciais, em especial para dar mais tranquilidade aos familiares dos estudantes que ainda estão inseguros com o retorno às aulas. “Através do painel, que ficará disponível para consulta de qualquer cidadão, será possível acompanhar diariamente a situação epidemiológica nas escolas’

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *