loading

Governo do Rio Grande do Sul faz encontro para apresentar avanços obtidos na área de gestão de pessoas

O encontro apresentou as conquistas e os planejamentos para o futuro na área de gestão de pessoas no Estado

 

Na tarde de ontem, 15, o Governo do Rio Grande do Sul realizou um evento para falar sobre gestão e desenvolvimento de pessoas e apresentar os resultados obtidos através das ações de implementação do planejamento estratégico em gestão de pessoas. Com o título “Diálogos da Gestão de Pessoas no RS: propósitos e resultados”, a apresentação contou com a presença da subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Iracema Castelo Branco, e do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal. 

 

Além deles, também participaram da apresentação Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, Marta Campello, da Betânia Tanure Associados (BTA), parceira técnica da organização e representantes das organizações Vetor e Vamos, que também apoiaram o Estado nesse pacote de ações. Ao final da apresentação, Leandro Karnal, historiador e cidadão gaúcho, promoveu uma palestra sobre equilíbrio emocional.

 

A subsecretária Iracema iniciou sua apresentação narrando toda a trajetória das políticas públicas em gestão de pessoas, iniciada em 2019, que contou com a implementação da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, a modernização da agenda, que passou a fazer parte do plano plurianual, e o começo das parcerias com organizações do terceiro setor, a exemplo da Comunitas, que ajudaram a implementar as iniciativas em gestão de pessoas. 


No ano seguinte, foi possível fazer um diagnóstico na área, que mostrou qual deveria ser o caminho a ser trilhado e onde era necessário focar esforços, mas sem esquecer de consolidar o processo de lideranças por competência. “Então formamos uma equipe e internalizamos esse processo. Hoje o Rio Grande do Sul tem sido referência para o Brasil e para outros estados que estão iniciando essa caminhada em seleção de lideranças. Nós podemos levar essa experiência e contribuir com essa transformação na gestão estratégica de pessoas”.

Nesse ano, foram implementados os projetos do RH Estratégico, em que se discutiu o que é, de fato, ser estratégico em gestão de pessoas, como estruturar a subsecretaria, e também foi iniciado o Projeto Envolver-Juntos pela Evolução do RS. O programa visa a mudança da cultura organizacional e foi desenvolvido através do apoio da Comunitas, com a parceria técnica da BTA. 

 

O Projeto Envolver RS foi baseado na premissa de que a alma do estado é construída por pessoas, sendo, portanto, um conceito coletivo. “E é o nosso comportamento, o nosso jeito de ser e fazer, que constrói essa identidade. Então nós estamos trabalhando muito forte a questão dos direcionadores da cultura organizacional, que consiste em comportamentos que queremos fortalecer e comportamentos que queremos enfrentar”, salientou Iracema. As atividades do projeto já envolveram mais de três mil liderança. “E para chegar a cada um desses servidores, nós temos contado muito com os nossos líderes, que foram desenvolvidos para atuarem como replicadores da transformação da cultura organizacional”, finalizou ela.  

Para Regina Esteves, diretora presidente da Comunitas, a área de gestão de pessoas é a mais estratégica que se pode ter na administração pública. Fazendo um paralelo com o setor privado, Regina explicou que o setor de RH é o coração da empresa porque uma empresa é feita por pessoas. “No caso da administração pública, isso é ainda muito mais fundamental porque o espírito público tem que ser construído dentro de um ambiente que ele seja realmente eficaz e eficiente, pelo bem da entrega do serviço que é feito ao cidadão. Não há mudança, não há inovação, não há transformação, não há como a gente pensar no governo 4.0 se a gente não pensar na estratégia de quem faz o governo funcionar”.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, finalizou a apresentação exaltando os esforços feitos na área de gestão de pessoas até o momento, mas salientou que ainda há muitos desafios a serem enfrentados, apresentando alguns dos planejamentos para o próximo ano. “Estamos trabalhando na elaboração de uma política pública de gestão e desenvolvimento de pessoas, que pretendemos lançar no início de 2022. Apoiados na metodologia da BTA, todos os gestores da administração direta tiveram a oportunidade de participar das trilhas de capacitação do Projeto Envolver, que vai ser ampliado no próximo ano. Esse evento consolida todos os avanços que obtivemos na gestão de pessoas no nosso estado para que, em 2022, possamos ampliar as conquistas,  institucionalizar uma nova cultura no estado e construir uma política de gestão de pessoas que seja uma política pública de estado, com ganhos para todos”.

 

Jornada de Transformação em Gestão de Pessoas


Devido à importância estratégica da área de gestão de pessoas para a administração pública, a Comunitas vai iniciar uma nova jornada de conhecimento e inovação na terceira semana de janeiro, através do Hub de inovação da organização, o InovaJuntos.

O Programa de Transformação em Gestão de Pessoas no setor público terá duração de oito meses e visa desenvolver soluções inovadoras a desafios de gestão de pessoas em cinco governos municipais. A Jornada, que foi desenvolvida em parceria com a Fundação Lemann, também vai contar com uma novidade, que é o conceito de tutoria. Cada município terá um padrinho ou madrinha, uma pessoa com experiência na área de gestão pública, disposta a compartilhar suas experiências, e que vai acompanhar o participante ao longo das atividades.

As inscrições para participar do programa já começaram e serão encerradas daqui a quatro dias, no próximo dia 20. A previsão é que a lista de selecionados seja divulgada em 10/01. Para se inscrever, acesse o formulário de inscrição por esse link.  


-*+**

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *