loading

#ImersãoMedellín – Como o urbanismo social e a tecnologia transformaram a cultura local

Agenda do dia 3

Visita à Comuna 13
Visita à Ciudadela Nuevo Occidente
Visita ao Centro Valle Del Software em San Javier 

No terceiro dia da #ImersaoMedellin, a comitiva foi apresentada às iniciativas de urbanismo social e tecnologia que mudaram a cultura da cidade. Embora Medellín ainda enfrente muitos problemas sociais parecidos com os do Brasil, como desigualdade, por exemplo, a administração pública combinou estratégias de intervenção urbana ampliada, abrangendo ações de melhoria de estruturas físicas e de serviços públicos, com o objetivo de qualificar os territórios com altos índices de vulnerabilidade. 

“Hoje, Medellín é uma cidade muito diferente do que já foi, mesmo que ainda encontre desafios, como todo grande centro urbano. Porém, quando a administração pública foca na resolução de problemas e na concertação social, e encontra apoio tanto da iniciativa privada, quanto da sociedade, faz a gente acreditar que a mudança é possível no Brasil também. E é preciso focar os esforços nas populações mais vulneráveis”, declarou Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas. 

Leia #ImersãoMedellín – Dia 1 Como a cidade colombiana se tornou exemplo e inspiração

Leia #ImersãoMedellín – Dia 2 – Como as parcerias público-privadas mudaram a realidade de uma cidade

Leia #ImersãoMedellín – Dia 3 – Como o urbanismo social e a tecnologia transformaram a cultura local

Visita à Comuna 13

A primeira agenda do dia foi a visita à Comuna 13. no bairro de San Javier. A Comuna 13 se tornou um centro a céu aberto de políticas públicas e inovação social, onde foi desenvolvido e implementado um conjunto de ações pontuais e de revitalização que mudaram progressivamente a vida no local, no entorno e consequentemente na cidade. 

A visita ao local foi essencial para que a comitiva pudesse ver o trabalho bem-sucedido de integração de políticas públicas desenvolvidas para solucionar os problemas sociais da região, bem como conhecer os projetos de moradias comunitárias, saneamento básico e tratamento de água potável. 

De cara, é possível perceber como os moradores da região zelam pelas benfeitorias realizadas pela prefeitura de Medellín, como no caso dos bem-conservados parquinhos para crianças. As intervenções sociais da comunidade também são notadas nos grafites. 

 

Qualidade de vida

Um ponto de destaque na Comuna 13 são as seis escadas rolantes, que abrangem um íngreme percurso de 384 metros entre o morro e a cidade. A obra, que foi entregue em 2011 e funciona com energia solar, foi pensada exclusivamente para melhorar a qualidade de vida dos moradores que demoravam muito tempo para subir o morro a pé.

“A Comuna 13 é um centro cultural muito potente e as mudanças que o poder público realiza contam muito com o apoio da população, que participa ativamente das políticas criadas para a região. A população é engajada e valoriza cada benfeitoria, zelando por tudo. O que antes era uma das regiões mais violentas do país devido ao tráfico de drogas, hoje é uma das regiões mais seguras de Medellín”, explicou Regina Esteves.

Renan Ferreirinha, secretário de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, acredita que a Comuna 13 é um modelo de inspiração. “É realmente impressionante ver a revolução social e econômica que chegou aqui, em que você pode se deparar com comércio e um pólo de turismo por onde passam mais de um milhão de pessoas por ano.”

Tábata Amaral, deputada federal pelo Estado de São Paulo, e também ativista por uma educação de qualidade para todos, destacou a importância de conhecer outras periferias e de como as experiências de Medellín podem ser usadas como boas práticas no Brasil. “As periferias, tanto em Medellín quanto em São Paulo, compartilham muito os mesmos problemas e têm realidades parecidas, mas que têm soluções que são viáveis. Uma viagem para um lugar como esse que a gente está vendo agora significa muito para mim porque mostra que não é necessário repetir soluções, mas repetir o caminho. É preciso ouvir as pessoas e pensar nas soluções junto com elas”. 

 

Visita à Ciudadela Nuevo Occidente – C4TA
A Ciudadela Nuevo Occidente busca trazer o conceito de inovação em aprendizagem para os estudantes de Medellín. O local é uma cidade universitária projetada como uma ecocidade que, além de receber estudantes das áreas de tecnologia, também conta com uma grande área de lazer que foi construída visando à proteção do meio ambiente local. 

A construção do complexo foi feita em uma área de 60.000 m², em que funcionava um presídio feminino. Agora, foi transformado em um espaço de incentivo à educação, baseada na metodologia BIM (Building Information Modelling, ou construção de modelagem da informação) utilizada durante a construção da cidade universitária. O destaque vai para as construções eco-friendly e para as grades curriculares dos ensinos voltados para tecnologia, em especial as dedicadas para a quarta revolução industrial (4RI).

As primeiras turmas iniciaram seus cursos há cerca de quinze dias, com uma metodologia de ensino também bastante diferenciada dos cursos de graduação tradicionais. “A administração local entendeu que um dos motivos para a evasão escolar era, justamente, o modelo de ensino, que não era tão atrativo para os jovens”, explicou Dayane Reis, diretora de conhecimento da Comunitas. A metodologia de ensino é baseada em ciclos curtos, de pouco meses, em que os estudantes vão evoluindo seus aprendizados. E, mesmo que o foco principal seja habilitá-los em tecnologia, eles também são expostos a conhecimentos e habilidades diversas como inglês, por exemplo. 

Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança da Prefeitura do Recife, comentou a importância do espaço e ressaltou a oportunidade de mudança de vida por meio da educação. “O Bairro San Javier faz parte da Comuna 13, que era a mais violenta e a mais violentada nos seus direitos humanos. Como a área estava abandonada, sendo usada, inclusive, para prática de crimes e uso de drogas, a prefeitura fez uma remodelação do local e criou a Universidade da Quarta Revolução Industrial, com oito mil vagas para os jovens da Comuna 13 estudarem sem pagar absolutamente nada. Dessa forma, eles têm a oportunidade de entrar no mercado de trabalho em vez de serem cooptados pela criminalidade”.   

Visita ao Centro Valle Del Software em San Javier 

O Centro Valle del Software de San Javier visa à transformação da economia da cidade a partir da educação, inovação e empreendimento, além de aumentar a produtividade da indústria digital e promover a geração de milhares de empregos bem remunerados no desenvolvimento da indústria 4.0. 

O espaço busca impulsionar a criação de empresas e os processos de desenvolvimento tecnológico. O centro utiliza a  estratégia de democratização do conhecimento e inovação, bem como a promoção de soluções que permitam gerar ideias de negócio, ter suporte para a consolidação e crescimento de empresas de todo o tipo, formação em novas competências, ampliação de contatos e conquista de mercados. O Valle conta com laboratórios de protótipos, espaços especializados com computadores com software de primeira geração e outros equipamentos tecnológicos.

Fernando Chucre, presidente do fundo social de solidariedade do Governo de São Paulo, acredita na troca de experiências entre São Paulo e Medellín. “Acredito que existem muitas boas iniciativas em São Paulo, que poderiam se somar à experiência colombiana, e que têm um grande mérito. A permanência dos serviços públicos, como a segurança, possibilitaram a transformação e o impacto, de fato, dessas políticas públicas, principalmente para as famílias mais vulneráveis.” 

 

[aigpl-gallery id=”12337″]

Crédito fotos: Sara Sierra

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *