loading

Inscreva-se | Saiba como melhorar a arrecadação de seu município, em curso gratuito promovido pelo CLP com parceria da Comunitas

Segundo levantamento do Ranking de Eficiência dos Municípios, em 2016, de 5.281 municípios brasileiros, somente 24% são eficientes na entrega de serviços básicos à população. Isso significa que menos da metade das cidades do país sabem como gerir seus recursos financeiros, utilizando menos e oferecendo mais – com qualidade.

Para auxiliar as prefeituras no enfrentamento desse desafio, a Comunitas e o Centro de Liderança Pública oferecem o curso “Como melhorar a arrecadação de seu município”. Gratuito e disponível inteiramente on-line, o módulo tem como objetivo guiar os gestores públicos no aumento da eficiência na arrecadação das receitas e tributos próprios.

Leia mais: Bate-Bola| Secretário de Finanças de Teresina comenta o desafio do equilíbrio das contas

São abordadas algumas das receitas próprias do município, como: IPTU, ISS, ITBI, Dívida ativa e Taxas Municipais, além de transferências estaduais e federais e formas de captação externa.

Ministrado por José Rodolfo Fiori, fundador da Muove Brasil, e Fúlvio Albertoni, secretário da Fazenda de Juiz de Fora e ex-bolsista do programa de formação de liderança do Programa Juntos, o curso conta com uma metodologia diferenciada ao trazer teoria e prática em um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores atualmente: as finanças municipais.

A aula é aberta e tem duração de aproximadamente 4 horas, voltada para gestores públicos, principalmente equipes técnicas de secretarias de fazenda, assessores de gabinetes do prefeito e estudantes interessados no tema.

Ao final, o aluno será capaz de diagnosticar problemas e ineficiências nas receitas municipais. Feito o diagnóstico, o gestor terá acesso a dicas e técnicas para construir um plano de ação de melhorias e redução das ineficiências na arrecadação.

Equilíbrio fiscal como prioridade

A expertise do Juntos na área de gerenciamento financeiro municipal veio do trabalho em busca do equilíbrio fiscal, considerado prioritário nas cidades onde o programa atua. A ação, que já rendeu mais de R$ 500 milhões para as prefeituras parceiras, é pautada por uma cultura de eficiência na gestão pública, visando reduzir despesas e aumentar a arrecadação, sem prejuízo ao cidadão.

“O equilíbrio das contas públicas ainda é um dos grandes desafios dos gestores das cidades brasileiras. A consideramos uma frente introdutória, pois uma relação saudável entre a arrecadação e o custeio tem como consequência resultados fiscais positivos, que poderão ser usados em investimentos em melhores serviços para o cidadão”, explica Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

As inscrições estão abertas. Clique aqui e participe.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *