Os municípios de Pelotas (RS) e Niterói (RJ) estão entre os que tiveram a maior queda de homicídios entre as grandes cidades do país, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão ligado ao Ministério da Economia.

O estudo analisou os 120 municípios que tinham o maior número e a maior taxa de homicídios do país em 2017, e identificou que Pelotas e Niterói estão entre os quatro que mais reduziram as mortes violentas no Brasil.

Os dois municípios implementaram Pactos Pela Paz, iniciativas lideradas pelas respectivas prefeituras, com apoio da Comunitas por meio da parceria técnica contratada do Instituto Cidade Segura. Em Pelotas, também houve apoio da Open Society Foundations.

Os dois locais alcançaram resultados semelhantes, com quedas expressivas e consecutivas de homicídios nos últimos anos, chegando a uma redução total de 70% entre 2017 e 2020 –mostrando a importância que os projetos integrados tiveram nas cidades.

Assista: Caminhos para as cidades assumirem seu papel na prevenção à violência

No caso de Pelotas, o município tem registrado quedas expressivas desde 2017, quando o Pacto foi lançado, depois de 12 anos de aumento dos homicídios, como é possível ver no gráfico abaixo.

Na cidade carioca, onde o Pacto Niterói Contra a Violência foi lançado em 2018, a redução também é expressiva:

Os Pactos Pela Paz

Implementado inicialmente em Pelotas, o Pacto Pela Paz é um plano integrado de prevenção e aplicação da lei baseadas em evidências – a partir de ações com a articulação e engajamento de todos os setores da sociedade.

Leia também: O Papel dos Municípios na Segurança Pública

O projeto, viabilizado pela Comunitas, por meio da parceria técnica contratada do Instituto Cidade Segura, inspirou a implementação em outros locais, também com apoio da organização, como Niterói, Caruaru (PE), Paraty (RJ) e Araguaína (TO). Para o desenvolvimento da iniciativa nos municípios, foram respeitadas as peculiaridades e necessidades de cada localidade.

 

Com informações do Instituo Cidade Segura.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *