loading

Jornada para Gestores da Comunitas é transformado em livro

A publicação narra como a Comunitas apoiou líderes públicos a planejarem sua gestão durante e após a crise de Covid e contou com a parceria da Columbia Global Centers, representação da Columbia University no Brasil.

 

A pandemia da Covid-19 foi uma prova de fogo às diversas esferas de governo. Ao mesmo tempo que os servidores e administradores públicos tinham a obrigação de manter suas populações seguras, também tinham que fazer um grande esforço para salvar a economia. Pensando nisso, a Comunitas buscou soluções plausíveis – juntamente aos gestores e aos maiores estudiosos no tema de gestão pública do país. Foi assim que surgiu, em 2020, a Jornada de Formação para Novos Prefeitos, que quase um ano depois se tornou um livro. A publicação conta a história, o processo e apresenta os resultados dos municípios acompanhados.

Desenvolvida pela Comunitas, a Jornada de Formação para Futuros Prefeitos apoiou, ao longo de quase dez meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento do Plano de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas, por meio de conteúdos teóricos, mentorias e imersões técnicas com especialistas em diversas áreas que permeiam a gestão pública. Ao todo, mais de mil pessoas participaram da jornada, sendo que 12 municípios finalizaram o processo de 10 meses com suas transições, Agenda 100 Dias e Plano de Metas pronto. 

Mas para que ela pudesse ser colocada em prática, em apenas 2 meses de planejamento, foram envolvidas diversas lideranças públicas, privadas, parceiros técnicos, especialistas e gestores com espírito público. Uma certeza que o projeto trouxe para a Comunitas foi que, se por um lado, é necessário continuar trilhando o caminho do conhecimento, por outro, o sucesso só será possível se esse trajeto for compartilhado, através da união de esforços na mesma direção entre pessoas e organizações.

O livro também traz destaques para os municípios e prefeitos que tiveram o acompanhamento da Comunitas e parceiros técnicos durante os quatro meses da Jornada. São eles: Paraty (RJ), com Luciano Vidal; São Vicente (SP), com Kayo Amado; Timon (MA), com Dinair Veloso; Abaetetuba (PA), com Francineti Carvalho; Bezerros (PE), com Lucielle Laurentino; Francisco Morato (SP), com Renata Sene; Curvelo (MG), com Luiz Paulo; Cáceres (MT), com Eliene Liberato; Barretos (SP), com Paula Lemos; Caçapava (SP), com Pétala do Convivier; Ibiraçu (ES), com Diego Krentz; e Gravatal (SC), com Cleinils Rodrigues da Silva.

“A maior ferramenta de poder é o conhecimento. E a Jornada trouxe para nós, prefeitos, e para as nossas equipes o conhecimento. Trouxe a oportunidade de compartilhar esse conhecimento e aprender na troca de experiências, algo fundamental em um momento tão difícil para os prefeitos desses país”, declarou. Francineti Carvalho, prefeita de Abaetetuba, um dos 12 municípios selecionados pela Comunitas para participar da Jornada.

A Jornada teve o apoio do Instituto Humanize e da Columbia Global Centers (CGC), o escritório da Columbia University no Brasil, que conferiu certificado aos participantes do programa. De acordo com Thomas Trebat, diretor do CGC, foi uma honra participar da criação do projeto, que foi um marco para a gestão pública em 2020. “Essa jornada, contada nessa publicação, demonstrou que o compartilhamento de experiências em rede resulta na construção de cases inovadores, configurando como um dos melhores caminhos para afirmarmos a presença de modelos de qualidade dentro do Estado”. 

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, fez coro à declaração de Trebat e emenda: “O trabalho em rede foi fundamental para esse processo. Por isso, lideramos o projeto, com apoio da Columbia, da Humanize, além de mais de 50 gestores públicos e especialistas, que assumiram o compromisso de compartilhar conhecimento e experiência em prol do aprimoramento das prefeituras brasileiras”.

O livro Jornada de Formação para Novos Prefeitos já está disponível para download aqui

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *