loading

Jornada | Reestruturação administrativa de Bezerros (PE) é aprovada pela Câmara dos Vereadores da cidade

A cidade do Agreste pernambucano foi um dos 12 municípios selecionados para participar do programa de Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas da Comunitas

 

No último dia 05, a Câmara dos Vereadores da cidade de Bezerros (PE) aprovou a reorganização dos servidores municipais. A medida prevê a modernização da estrutura dos funcionários públicos para entregar aos cidadãos e cidadãs um serviço mais rápido e eficiente, porém, sem ônus aos cofres da cidade. 

O projeto da reestruturação administrativa municipal foi pensado seguindo as diretrizes propostas pela Comunitas, que norteia um modelo de gestão sustentável entre os setores público e privado. Através de mentorias individuais e coletivas, a equipe gestora do município fez uma imersão nos conceitos e aplicações práticas das experiências da Comunitas em gestões federais, estaduais e municipais.

A nova lei, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2022, dispõe sobre a criação, remanejamento e redistribuição de cargos de forma a dinamizar a estrutura existente, considerando que a reorganização dos cargos comissionados, bem como atualização salarial dos mesmos, resultará em diminuição de contratos por excepcional interesse público, gerando assim maior economicidade e segurança dos atos administrativos. Também foi observado o déficit nos vencimentos dos servidores municipais, a serem atualizados de acordo com a disponibilidade financeira de Bezerros. 

De acordo com a reestruturação proposta pela prefeitura, a atual Secretaria de Obras e Serviços Públicos passará a ser uma única secretaria, denominada Secretaria de Infraestrutura. Já a Secretaria de Administração e Finanças será dividida em duas pastas, uma sendo a Secretaria de Administração e Inovação e a outra, Secretaria da Fazenda. A Secretaria de Governo, Planejamento e Gestão Estratégica, por sua vez, passa a ser apenas Secretaria de Governo. A Ouvidoria passa a integrar o organograma da Ouvidoria Municipal e a pasta de Esporte e Juventude torna-se uma gerência vinculada à Secretaria de Cidadania, conforme normativa federal.

 Para Lucielle Laurentino, prefeita de Bezerros, “a reforma pretendida com esta lei procura criar condições para atingirmos a máxima eficiência e eficácia das atividades realizadas pela Administração pública municipal, pois esta visa o atendimento de nossos munícipes com qualidade, racionalidade e transparência”. 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *