loading

Jovem de projeto selecionado com apoio do Juntos é campeão brasileiro de atletismo

Com apenas 21 anos, o atleta teresinense consagrou-se o novo campeão brasileiro de atletismo. Jovem treina em projeto social selecionado pela plataforma e-você, desenvolvida com apoio do Juntos.

No último sábado (24), o jovem piauiense Artêmio do Nascimento venceu a prova de 800 metros e conquistou a medalha de ouro do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18, na categoria masculina, realizado na cidade de Bragança Paulista (SP).

LEIA MAIS: Escola de Atletismo promove engajamento de alunos em Paraty

O atleta representa a Associação de Moradores do Bairro São Joaquim (AMCOSAJ) e treina diariamente no Parque Lagoas do Norte, por meio do Projeto Atletismo nos Bairros – um dos dez selecionados por meio da plataforma digital Teresina e-você.

Plataforma colaborativa apoiada pelo Juntos

A plataforma e-você foi desenvolvida sem custos aos cofres públicos de Teresina, por meio apoio do Programa Juntos. Usando a pergunta “Como a juventude pode contribuir para reduzir o consumo de drogas e construir uma cultura de paz?”, a Prefeitura de Teresina desafiou os jovens da cidade para construírem, de forma colaborativa, ações de enfrentamento à violência juvenil, principalmente na região entorno do Parque Lagoas do Norte.

LEIA MAIS: Teresina e-você fomenta participação popular na solução de desafios da cidade

Foram mais de 30 mil acessos, 173 propostas e cerca de 5,5 mil votos na plataforma Teresina e-você. As 10 soluções mais votadas receberam R$ 5 mil, cada, para seu desenvolvimento e os jovens que propuseram as ações ganharam mil reais, como incentivo. Todas as propostas serão executadas na área de abrangência do Programa Lagoas do Norte.

Entre as propostas selecionadas, estava o Projeto Atletismo nos Bairros, que utilizado do esporte como ferramenta de intervenção educativa e inclusão social de jovens em condições de pobreza, vulnerabilidade social e violência.

A iniciativa já participou do Campeonato Piauiense Sub-20 e conquistou o primeiro lugar por equipe. Foram 23 medalhas, sendo 12 de ouro, seis de prata e cinco de bronze. A equipe também ganhou mais 45 medalhas (5 de ouro, 20 de prata e 10 de bronze) no Campeonato Piauiense Adulto de Atletismo.

LEIA MAIS: Comunitas é homenageada em Teresina

“Nosso objetivo é construir uma cidade cada vez melhor por meio do diálogo com a população e é isso que a plataforma possibilita: ouvir a juventude, conhecer suas propostas para melhorar a cidade, e construir, juntos, as políticas públicas de que necessitamos”, afirmou o prefeito Firmino Filho, durante o lançamento da plataforma.

LEIA MAIS: Campinas e-você é finalista do Governarte 2014

Sobre o Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável está presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos – além de Petrolina (PE), recém-integrante.

A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

O Juntos conta com o apoio de grandes líderes empresariais brasileiros, que envolvem-se diretamente nos projetos, o que vai além do investimento de recursos. Esses líderes integram o Núcleo de Governança do Juntos, que se reúne periodicamente em encontros estratégicos, onde compartilham experiências com os gestores públicos, acompanham a evolução das iniciativas e colaboram para definir as diretrizes das ações.

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *