loading

Juntos em Teresina | Finanças, educação e segurança viária no foco da parceria

Parceria desde 2014, Teresina (PI) recebeu mais uma Reunião de Governança do Programa Juntos. Realizado ontem (19), o encontro serviu para reunir o prefeito Firmino Filho, líderes empresariais e secretários municipais de diversas pastas, para debater os resultados da parceria entre o Juntos e a prefeitura da capital piauiense, além dos próximos passos do trabalho.

Foto: Renato Bezerra / SEMCOM

“Mesmo com a crise que o país enfrentou no ano passado, a Prefeitura de Teresina conseguiu obter resultados positivos em 2018, graças ao programa de ajuste fiscal que, através de monitoramento, conseguiu fazer controle de gastos e reduzir despesas. Isso mostra que a parceria com a Comunitas é um projeto bem-sucedido”, disse o prefeito.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados do trabalho que busca o equilíbrio fiscal das contas municipais. O percentual da participação da receita própria municipal, por exemplo, tem evoluído, passando de 29% em 2013, para 37% – segundo os últimos dados de 2018. Atualmente, o foco está na redução das despesas da prefeitura, por meio de um plano composto por 160 ações, que envolve 28 órgãos da administração municipal.

Foto: Renato Bezerra / SEMCOM

Para a educação, o trabalho será divido em duas etapas. Na primeira, terá a realização de um diagnóstico das práticas educacionais da cidade, a realidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e suas políticas públicas. A segunda contempla a cocriação junto à SEMEC, comunidade escolar e sociedade civil para elaborar novas ações na área da educação.

Ainda na área da educação, uma parceria com a Fundação Lemann implementará o Programa Formar – projeto da fundação que tem como objetivo apoiar os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoar as práticas de gestão e os processos pedagógicos.

“Teresina é um dos cinco municípios escolhidos dentre vários para participar do Formar, onde temos 22 redes públicas de ensino, com cerca de 1.500 profissionais atendendo 600 mil alunos. Nosso objetivo é fazer uma construção coletiva que dê sustentabilidade às ações, todos participam e as pessoas se sentem responsáveis pelo que está sendo construído. É um produto de todos com foco na melhoria da aprendizagem”, explicou o secretário da Semec, Kleber Montezuma.

Teresina (PI) é a capital brasileira com o maior número de óbitos no trânsito. E para reduzir esses dados alarmantes que rondam a cidade, uma parceria entre a prefeitura, o Programa Juntos e a Falconi, realizará um diagnóstico completo da situação atual do sistema de gestão da segurança viária em Teresina, além de propor ações para melhoria dos indicadores.

Foto: Renato Bezerra / SEMCOM

A diretora do Programa Juntos, Ronyse Pacheco, afirmou que o trabalho desenvolvido em Teresina é um case de sucesso. “Os servidores municipais aderiram às propostas do Juntos e isso prova que a união entre Poder Público, setor privado e população dá certo”, afirmou.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *