loading

“Juventude sem Caô” discute sexualidade com adolescentes de Paraty

Na primeira ação integrada com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Coordenadoria de Juventude de Paraty (RJ) levou ao Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Dom Pedro 1º o programa “Juventude Sem Caô”.

Foto: Prefeitura de Paraty

Durante o encontro, a secretária de Saúde, Martha Cardoso, e técnicos da secretaria promoveram um debate sobre sexualidade para os jovens que estudam no Ciep e trabalharam também a orientação preventiva sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Cerca de 100 estudantes entre 15 e 19 anos acompanharam a primeira edição do “Juventude sem Caô”, realizada na última segunda-feira (06).

Depois de uma breve palestra, a secretária Martha Cardoso incentivou os jovens a se protegerem, destacou a preocupação da SMS com o elevado índice de gravidez na adolescência no município e pediu que todos busquem o acompanhamento periódico na rede municipal de Saúde.

Os técnicos da Secretaria também falaram sobre a importância da vacinação gratuita contra o HPV, atualmente estendida a meninas e meninos pelo Ministério da Saúde.

O coordenador de Juventude, Lucas Cordeiro, disse que a atividade foi uma oportunidade “descontraída” de promover um debate franco sobre juventude e sexualidade. “Foi muito importante o entendimento da Secretaria de Saúde de que esta é uma agenda prioritária para os jovens e a abertura da direção do Ciep, que é um colégio estadual”.

Foto: Prefeitura de Paraty

A secretária de Saúde avalia que ações como estas, voltadas diretamente para os jovens, podem ter um efeito muito mais eficaz em relação à prevenção de DSTs e na conscientização sobre a gravidez na adolescência.

A próxima etapa da ação integrada do “Juventude sem Caô” será no dia 16 de novembro, no próprio Ciep. Haverá um trabalho específico de orientação sobre o HPV e uma campanha de vacinação dos jovens, dentro da escola.

A estruturação da Coordenadoria de Juventude em Paraty tem o apoio da Comunitas, através do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

Desde o início do ano, já foram promovidos cinco encontros de formação para os jovens e os técnicos da prefeitura, com o apoio da consultoria técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Foto: Prefeitura de Paraty

A atuação integrada com outras secretarias é uma das agendas prioritárias da Coordenadoria e envolve também as áreas de Educação, Cultura e Esportes.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *