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Mentores analisam projetos dos participantes da Jornada Líderes da Saúde

A premissa da participação dos mentores da Rede Comunitas é orientar as equipes na implementação de seus projetos, oferecendo novas perspectivas e alertando para possíveis dificuldades

A arte tem um fundo roxo com letras em branco e lilás, em que se pode ler "Jornada Líderes da Saúde". Do lado esquerdo, vemos uma engrenagem em amarelo que lembra ponteiros de relógio

Na manhã da última sexta (31), as equipes da Jornada Líderes da Saúde avançaram mais uma etapa na construção de seus projetos na área de gestão de pessoas. Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas iniciativas, ainda em fase embrionária, para os mentores desta edição do Programa.

Os mentores integram o quadro da Rede da Comunitas e possuem experiência na implementação de projetos em gestão de pessoas em secretarias de saúde. Eles analisaram os projetos apresentados por Ananindeua (PA), Pelotas (RS) e Petrolina (PE) e contribuíram com feedbacks, com o objetivo de apoiar na implementação das iniciativas na prática. 

Participaram do encontro os mentores Ana Costa, Secretária Adjunta de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul; Elizabeth Jucá, Secretária de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (MG); e Fábio Ferraz, atual Secretário de Governo do município de Santos e ex-Secretário de Gestão e Saúde. 

Ananindeua – Programa de Feedback, Avaliação Quadrimestral e Premiação Anual

Ananindeua quer implementar um programa de feedback, que contemple uma avaliação de desempenho individual. Para a equipe do município, um dos maiores desafios é como engajar os servidores para entregar os melhores serviços para os cidadãos. Além disso, é preciso, também, desenvolver um programa de valorização para que esse servidor possa ficar mais motivado.

Outro ponto abordado por Ananindeua é a avaliação quadrimestral por equipe. A proposta é fazer com que o próprio time possa se monitorar e realizar a cobrança entre eles de melhorar e cumprir as metas. “Essa avaliação vai ser feita em cima das métricas já estabelecidas para a saúde no município. Ter um feedback positivo da gestão é importante para o reconhecimento do servidor. Essa avaliação tem a proposta de fazer com que ele sinta-se valorizado e de que tem alguém olhando por ele, para que ele possa progredir no futuro. A ideia é, também, usar essa avaliação, no futuro, para concessão de progressão de carreira”, explicou o diretor de Recursos Humanos do município, Daniel Neves. 

Para Fábio Ferraz, é normal que os desafios de um município, independentemente de seu porte, apareçam em outros. E o engajamento e o reconhecimento do servidor, destaca ele, é um problema comum a todos. Entretanto, ele faz um alerta sobre a avaliação de desempenho. “Na minha visão, a avaliação de desempenho pode não ser tão positiva. É necessário que o feedback seja calcado em metas mais objetivas, para que as pessoas possam entender o que é esperado delas. Embora uma premiação ajude no engajamento, não é o mais importante”, explicou ele. 

Pelotas – Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Lideranças 

O objetivo de Pelotas é capacitar e desenvolver lideranças para que os gestores possam atuar de forma mais estratégica e deixem de operacionalizar tarefas. Para isso, o município quer implementar um programa, com imersão em mentoria e capacitação, para que o líder possa ter resultados mais estratégicos com a sua equipe.

“Eles (líderes) vão aprender a ser líderes mais resolutivos, bem como melhorar a gestão do tempo e aprender a mediar conflitos na própria equipe. Um bom líder dá o passo para a equipe e ela se enagaja”, defendeu a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Machado

Ana Costa trouxe a perspectiva de que a liderança mais operacional não deve estar atrelada a uma imagem negativa, pois isso pode ser uma característica pessoal de liderança. Por outro lado, é preciso saber que nem todo líder é sempre o chefe. “Me parece muito mais potente identificar quem é aquela pessoa que tem um perfil de liderança na equipe e, em cima disso, trabalhar o desenvolvimento dessas pessoas. É preciso, também, desenvolver as lideranças de forma a vinculá-las com os resultados estratégicos esperados pela gestão”, explicou ela. 

Petrolina – Programa de Aprendizagem com Capacitações Internas e Externas

A premissa da proposta é trabalhar o desenvolvimento dos servidores, de forma a fazer com que os funcionários  insatisfeitos com suas perspectivas de crescimento consigam contribuir mais com as entregas e evoluam em suas carreiras.

O programa trata de um projeto de aprendizagem para os servidores e possui em seu escopo capacitações internas, a partir de trocas com servidores mais experientes, e  externas (remoto ou presencial), que surjam de pesquisas de competências.

Em sua análise da proposta, Elizabeth Jucá apontou que, quem trabalha na saúde, o faz por ter um propósito e, com isso, é possível ter consistência. Porém, para ela, o mais importante no projeto é incentivar a participação dos servidores e ter metas cocriadas, para que eles possam se sentir parte do resultado. “Quando você cria as propostas conjuntamente com os servidores, essa meta passa a ser de todos. E portanto, isso fica mais fácil de ser entendido por todas as equipes. Às vezes, apesar dos desafios inerentes à área da saúde, é importante investir um pouco mais de tempo na cocriação de metas, o que pode ser bastante efetivo”, declarou ela. 

Quer saber de tudo o que acontece na Jornada Líderes da Saúde? Conheça a página do programa!

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