loading

Nota pública | A Comunitas é uma organização apartidária de apoio a gestões públicas brasileiras

Em resposta a reportagem publicada no Jornal Zero Hora, no dia 07 de maio de 2020, a Comunitas declara que é organização apartidária, independente e sem fins lucrativos, criada em 2000, que acumula a experiência de um trabalho realizado há duas décadas junto à governos municipais e estaduais.

Atua por meio de uma governança compartilhada, com a participação do setor público e da iniciativa privada que, juntos, promovem a construção colaborativa de ações pela melhoria da gestão pública.

A rede Comunitas é formada atualmente por 22 cidades e 5 estados com atuação direta além de ter tido ações replicadas em mais de 300 territórios. A organização oferece apoio sem qualquer tipo de custo ao município ou estado participante por meio de acordos de cooperação. E todo o resultado das ações são disponibilizados gratuitamente em nossa plataforma de conteúdo para que qualquer gestor público possa se inspirar ou replicar as ações desenvolvidas.

A parceria com o Estado do Rio Grande do Sul, liderado pelo Governador Eduardo Leite (PSDB) teve início em 2019, juntamente com outros estados com gestões lideradas por diferentes partidos como NOVO, MDB e DEM. Dentre as ações realizadas, está o apoio a definição de protocolos que buscam propor caminhos, mais ágeis e assertivos, para a reabertura das atividades econômicas e reestruturação socioeconômica dos Estados, com foco no equilíbrio entre a priorização da vida e a manutenção da economia.

É importante salientar que a organização já realizou, em diferentes cidades e estados, mais de 200 frentes de trabalho, para atingir objetivos como: a eficiência das contas públicas para proporcionar melhor capacidade de investimento governamental, implementação de reformas do Estado estruturais, melhoria dos serviços em Saúde, Educação e Segurança Pública e o fortalecimento de lideranças públicas.

Além disso, por ser considerado inovador, o modelo de governança compartilhada da Comunitas tornou-se objeto de estudo da Universidade de Columbia.

A missão da organização é contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos por meio da geração de conhecimento, da disseminação de boas práticas e da articulação entre os setores público e privado. A organização acredita que somente por meio da união de esforços é possível transformar positivamente o Brasil.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *