loading

Paraty (RJ) inaugura Centro de Formação e Economia Criativa para capacitar jovens da cidade

Município carioca investe na educação profissional com a inauguração do CEFEC, abrindo  portas para o futuro da juventude e impulsionando o turismo e a gastronomia

Crédito da Imagem: Mambuca News

A prefeitura de Paraty inaugurou o Centro de Formação e Economia Criativa (CEFEC), escola técnica do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) que visa oferecer cursos profissionalizantes aos jovens do município. A iniciativa contou com o apoio da Comunitas para a realização de uma oficina de cocriação do espaço, bem como no desenho do seu projeto arquitetônico.

A entrega das obras civis do Centro, que foi realizada no dia 24 de fevereiro, em meio às comemorações pelo 357º aniversário da cidade, foi acompanhada pela assinatura de um termo de parceria entre a prefeitura e o IFRJ, com o objetivo de ampliar o leque de cursos oferecidos na instituição. Além disso, o documento prevê a instalação de um campus avançado do Instituto Federal em Paraty, representando um avanço importante no acesso à educação técnica de qualidade na região.

“O CEFEC é mais que um projeto, é uma reivindicação popular. É uma satisfação poder trazer a oportunidade de qualificação profissional para nossos jovens, que estarão mais preparados para entrar no mercado de trabalho”, declarou o prefeito Luciano Vidal por ocasião da inauguração do Centro. 

Inicialmente, os cursos eram oferecidos na escola Pequenina Calixto, que contemplava capacitações na área de cuidados ao idoso, assistente administrativo, condutor de cultura local e organizador de eventos. Porém, com a inauguração do CEFEC, o número de cursos e vagas disponíveis será ampliado, abrangendo áreas como negócios, turismo, meio ambiente, hotelaria, línguas e gastronomia. 

Os cursos, que serão oferecidos gratuitamente para os moradores locais, estão disponíveis para jovens a partir de 13 anos de idade, possibilitando que a comunidade local se capacite e esteja mais preparada para ingressar no mercado de trabalho, especialmente em setores estratégicos para o desenvolvimento econômico e cultural de Paraty.

Destaca-se ainda que o CEFEC conta com uma cozinha industrial totalmente equipada, onde os alunos poderão aprender gastronomia para atender não apenas à demanda por profissionais qualificados na área, mas também às exigências da Unesco, que reconheceu Paraty como Cidade Criativa da Gastronomia e Cidade e Patrimônio Mundial, enfatizando a importância da qualificação e capacitação para a preservação e valorização do patrimônio cultural e gastronômico da cidade.

Parcerias para o sucesso

A entrega do CEFEC, que estava em obras desde 2021, contou com um investimento de R$ 4.6 milhões por meio de um convênio com o Banco do Brasil, marcando um avanço importante para o município carioca. Além disso. o Centro foi projetado para oferecer um espaço de referência para os jovens locais, proporcionando oportunidades de formação, qualificação profissional e a retomada de perspectivas para a juventude da cidade.

Fique por dentro de todas as novidades da Comunitas! Assine a nossa Newsletter agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *