loading

Parceira do Juntos, Teresina tem o melhor ensino público entre as capitais do país

Município pulou da terceira para a primeira posição. Ações realizadas pelo Programa Juntos na cidade estão servindo para potencializar os importantes resultados educacionais.

Que exemplo: Teresina tem a melhor educação pública entre as capitais do Brasil, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que leva ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com esse resultado, referente à 2017, a capital do Piauí passou do terceiro lugar para a primeira posição do ranking.

O IDEB revela o nível de aprendizado dos alunos a partir das médias de desempenho na Prova Brasil e no fluxo escolar, destacando especialmente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos do 5º ano da rede pública de ensino alcançaram o topo do ranking em Língua Portuguesa e Matemática, com 230,43 e 246,94 pontos, respectivamente. Os estudantes do 9º ano também não ficaram para trás e também ficaram na primeira posição nas duas disciplinas, com 277,57 em Português e 285,43 em Matemática.

Leia mais: 10 dicas para melhorar o IDEB da sua cidade

Com notas acima da média nacional e a garantia de que a escola púbica de Teresina é exemplo, o prefeito Firmino Filho comemora o título de primeiro lugar como uma das principais conquistas da sua gestão. “Educação sempre foi nossa obsessão. Trabalhamos para alcançar excelência, oferecer não só educação de qualidade para as crianças, mas a melhor educação do país”, disse o Prefeito da cidade, Firmino Filho.

Leia também: Artigo | A educação e a Escola no centro da segurança pública

Esforço em conjunto pela melhoria das práticas educacionais

Para descobrir, analisar, potencializar e ampliar esses resultados que se elevam a cada ano, a Comunitas – por meio do Programa Juntos, está apoiando a Prefeitura de Teresina em iniciativas na área educacional.

Esse trabalho é realizado por meio da Agência Tellus, parceira técnica contratada pela Comunitas, e tem objetivo de estruturar um diagnóstico das práticas educacionais da cidade, com a realização de oficinas para identificar as práticas educacionais que levaram o município ao alcance da boa colocação no IDEB, além de conhecer a realidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e suas políticas públicas

Leia mais: Comunitas e Tellus propõe oficinas para identificação de práticas inovadoras em Teresina

Em outra parte do projeto, professores, gestores, técnicos, alunos e pais, serão chamados para opinar e debater acerca das práticas realizadas no ensino público da cidade, em temas como cidadania, inclusão, currículo de ensino, formação dos professores e estrutura foram discutidos durante todos os dias. A ação leva em consideração que a participação da sociedade civil é fundamental para carimbar as políticas públicas governamentais – bandeira levantada pela Comunitas.

Leia mais: Inovação na educação de Teresina é pauta de oficinas realizadas pela Comunitas e Prefeitura

Ainda na área da educação, uma parceria com a Fundação Lemann implementará o Programa Formar – projeto que tem como objetivo apoiar os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoar as práticas de gestão e os processos pedagógicos. Nessa ação, o Programa Juntos participa prestando apoio ao processo de governança, visando a potencialização dos resultados educacionais em Teresina.

Leia mais: Programa Juntos e a Fundação Lemann encaram os desafios educacionais das cidades

“A escola que queremos construir é um lugar que ensine e o aluno aprenda. Nós imaginamos que uma escola boa tem uma boa gestão pedagógica, com dados gerenciais, voltada para resultados. Uma escola que se preocupe não somente com a parte cognitiva, mas, também, com os elementos socioemocionais para formar uma educação integral, que é a construção desses novos homens e mulher que precisamos para a sociedade”, explicou o secretário de Educação, Kleber Montezuma.

Leia também: Bate-Bola | A pedagoga Ana Luiza Colagrossi explica a importância de ensinar a criança a lidar com suas emoções

Para a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, além de um direito humano, a educação é fundamental para atravessarmos qualquer desafio existente no país e buscarmos o caminho do desenvolvimento econômico, social, cultural e político. “Por esse motivo, promover um ensino público de qualidade, com inovação e sustentabilidade, é um dos pilares mais importantes da nossa organização. Que esse resultado sirva de inspiração não somente para as nossas cidades parceiras, mas para todo o Brasil. A conquista de Teresina é espelho do esforço da Prefeitura Municipal, nossa parceira desde 2014. E em 2018, estamos focando, também, na área da educação pública teresinense, fortalecendo esse time que crê na educação como a base para a construção do cidadão”, afirmou.

Assista: Encontro Rede Juntos debate novas perspectivas na gestão da educação

 


 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *