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Pelotas (RS) mira implementação de progressão de carreira do servidor por avaliação de desempenho

Com quase dez mil servidores na cidade gaúcha, o objetivo é focar em ações que valorizem o profissional. A iniciativa está sendo desenvolvida com o apoio do Programa de Transformação da Gestão de Pessoas

Crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Pelotas

Para Pelotas, a renovação e reestruturação do setor de Recursos Humanos da prefeitura é uma medida extremamente necessária. Além de apoiar na solução de desafios urgentes na gestão de pessoas, o departamento também é responsável pela valorização e acolhimento do servidor. Dessa forma, é uma área estratégica para o sucesso de um governo.

Com ações que focam na mudança de cultura do setor de Recursos Humanos, o objetivo é promover maior engajamento por meio da valorização dos servidores. Nesse aspecto, Pelotas começou a desenvolver um projeto para viabilizar a progressão da carreira por avaliação de desempenho, o que, também, promoverá o reconhecimento do profissional. 

Para isso, durante a Jornada, a equipe da Prefeitura escolheu prototipar uma metodologia de avaliação de desempenho vinculada à bonificação por produtividade e tempo de carreira, para que gestores e servidores possam qualificar os serviços da prefeitura.

Escolha do desafio

Ao longo das oficinas do Programa, Pelotas focou nas questões mais urgentes, que exigem soluções imediatas, como plano de cargos, carreiras e remunerações. Além disso, durante a etapa de pesquisa de campo, também foram identificados desafios como sobrecarga de tarefas, clima organizacional insatisfatório, necessidade de visualizar as entregas e tarefas detalhadas e estímulo para a permanência do servidor no setor público. 

Entretanto, o município gaúcho ainda enfrenta o desafio de como instituir o plano de cargos, carreiras e remunerações com transparência, buscando dialogar as atividades exercidas com progressão salarial. 

Os próximos passos serão criar o instrumento avaliativo, com mensuração de metas, competências comportamentais e técnicas, vinculados aos resultados estratégicos de cada serviço e categoria funcional.

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, explicou que, no início da Jornada, uma das maiores dores de Pelotas era, justamente, a Legislação do Servidor bastante defasada, que data desde antes da Constituição de 1988. “É extremamente importante fazer as mudanças na Legislação levando em consideração as necessidades das pessoas de hoje, que são diferentes das de décadas atrás. Como podemos engajar servidores que não têm suas necessidades atendidas devido à uma questão legal? A iniciativa, portanto, vai promover uma mudança bastante positiva para a vida dos servidores”.

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