loading

PJF promove capacitações para líderes comunitários e conselheiros municipais sobre uso do Colab

A adoção do Colab.re pela prefeitura é uma ação do Gestão Inteligente, que visa à melhoria da gestão e dos serviços públicos. Gestão Inteligente é o nome adotado na cidade pela Comunitas.

A promoção da participação popular para uma gestão colaborativa tem a tecnologia como aliada da administração municipal. Para isso, a Secretaria de Comunicação Social, da Prefeitura de Juiz de Fora, tem intensificado agendas de capacitação sobre o Colab e outras formas de contato do cidadão com o Executivo. A equipe responsável pelo aplicativo, formada pelo gerente de Operações, Gustavo Carvalho, coordenador de Operações, Guilherme Andrade, e o especialista em Engajamento Cidadão, Pedro Torres, está em Juiz de Fora para capacitações com líderes comunitários e conselheiros municipais sobre as funcionalidades da ferramenta e as novas formas de contato que o Colab abriu para a população.

As reuniões foram organizadas para tirar dúvidas e capacitar formadores de opinião para multiplicar o alcance do Colab e aconteceram na noite desta quarta-feira, na Escola de Governo, e na tarde desta quinta-feira, na Casa dos Conselhos. A prática busca potencializar o alcance da ferramenta e, assim, da participação popular. “Mais do que receber as fiscalizações sobre a zeladoria da cidade, agora o Colab é uma forma de consultarmos a população para tomarmos decisões para a gestão da cidade. Com o apoio de lideranças conhecidas e legitimadas pelos juiz-foranos, vamos aumentar o alcance dessas consultas para que tragam o maior número de participações possível”, afirmou o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes.

Para a conselheira Suely Gervásio, a capacitação gerou debates importantes e mostrou um novo caminho para a colaboração do cidadão na administração da cidade. “A tecnologia está aí para usarmos. Isso é o progresso. Todo morador vai ter a mesma oportunidade de enviar a sua solicitação para a Prefeitura, inclusive o da periferia. O cidadão vai poder fazer parte do que Prefeitura decide pra Juiz de Fora”.

De acordo com o gerente de Operações, Gustavo Carvalho, o trabalho direto com o cidadão é importante para alinhar as expectativas e receber o feedback das lideranças que já são usuárias da rede social. “A capacitação é a oportunidade de mostrar pra população a importância do usuário para detectar um problema e transformá-lo em uma demanda qualificada para a Prefeitura. É inserir o cidadão nesse fluxo de transformação: os dados se tornam informação e a informação se transforma em ação e política pública”.

Colab

O Colab foi considerado o melhor aplicativo urbano do mundo em 2013 pela News Cities Foundation, e ficou entre os cinco melhores aplicativos de participação e Governo do mundo, pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. No mesmo ano foram apontados como negócio com maior impacto social do mundo e a plataforma com maior potencial global, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A adoção do Colab.re pela Prefeitura é uma ação do Gestão Inteligente, que visa à melhoria da gestão e dos serviços públicos. Gestão Inteligente é o nome adotado na cidade pelo Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa liderado pela Comunitas e presente em mais de 10 cidades do país.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *