loading

Plataforma Rede Juntos lança ferramenta de seleção de conteúdos orientados pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O objetivo é possibilitar que o leitor filtre o conteúdo de forma fácil e que possa buscar o avanço da Agenda 2030 da ONU 

A arte mostra os 17 cards dos ODS da ONU

A Rede Juntos desenvolveu mais uma facilidade: a possibilidade de seleção de conteúdo com foco nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da iniciativa é facilitar para o leitor a buscar por cursos, trilhas de conhecimento,  exemplos de ações na gestão pública que tenham foco no avanço dos ODS por meio da disseminação de ações implementadas no Brasil e no mundo com foco na Agenda 2030. 

A partir de agora, quem acessar a página inicial da plataforma irá encontrar os cards com os 17 Objetivos e, ao clicar em cada um deles, será direcionado para os conteúdos produzidos na temática do ODS escolhido

O que são os ODS?

Em 2015, os 193 países que fazem parte da ONU definiram metas globais partindo de quatro principais dimensões: social, ambiental, econômica e institucional. Assim, foram estabelecidos 17 objetivos para atingir um desenvolvimento mundial mais sustentável e igualitário, por meio da pactuação do cumprimento de 169 metas globais interconectadas, no que ficou conhecido como Agenda 2030

A Agenda 2030 prevê ações em áreas como erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, dentre outras temáticas. Muitas das questões dependem das ações tanto de governo, como de grandes empresas globais, mas também há recomendações mais específicas, com um olhar voltado  às comunidades e especificidades de cada região do mundo.

A importância dos ODS

Os ODS são importantes porque fortalecem a cultura de sustentabilidade ambiental e social tanto nos governos, quanto nas empresas. No universo corporativo, esses objetivos norteiam a Agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança), tornando os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e competitivos. Assim, quando as empresas adotam uma metodologia para cumprir os ODS, elas assumem um papel importante na mitigação dos riscos impostos ao meio ambiente e aos recursos naturais, além de contribuírem para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no planeta.

Fazer parte do Pacto Global é tomar medidas urgentes para a conservação dos recursos naturais, conter as mudanças climáticas e adotar padrões de produção mais sustentáveis.

A Plataforma Rede Juntos

A Plataforma Rede Juntos é o espaço em que a Comunitas mantém todo o conhecimento produzido tanto pela organização, como por parceiros e especialistas de espírito público, que compartilham suas experiências e metodologias. Um dos pilares de atuação da organização é gerar e compartilhar aprendizado, para que, juntos, seja possível mudar a realidade e a forma de governar o país.

Nesse canal, são disponibilizadas trilhas de conhecimento, publicações, artigos, podcasts, bem como diversos conteúdos para que o gestor público possa ter apoio na sua administração.

Além disso, a plataforma é um espaço de troca de soluções, conversas, boas práticas e encontros entre servidores, gestores, técnicos, academia e pessoas que querem construir, compartilhar e buscar junto a transformação das cidades brasileiras.

 

A arte tem fundo amarelo bem claro e o logo da Comunitas em um tom um pouco mais escuro. Em letras azuis, pode-se ler "Mantenha-se atualizado! Assine a nossa newsletter!". Por cima do logo da Comunitas, tem um botão amarelo em que lê-se, em azul escuro, "assinar"

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *