loading

Prefeita de Pelotas anuncia novo secretário municipal por meio de seleção por banco

O edital de Seleção Pública realizado pela prefeitura gaúcha foi inspirado no Banco de Talentos, desenvolvido na Prefeitura de Porto Alegre (RS), com apoio do Programa Juntos.

 

Natural de São Borja, Jairo Dutra, de 56 anos, é o novo titular da Secretaria de gestão Administrativa e Financeira (Sgaf) da Prefeitura de Pelotas (RS). O anúncio de seu nome foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas, em coletiva concedida à imprensa nesta segunda-feira (24). A posse será no dia 1º de agosto.

O currículo de Dutra esteve entre mais 103 disponibilizados em atendimento ao edital de Seleção Pública anunciado pela prefeita na primeira semana de maio. O uso desse critério para definir o futuro secretário foi inédito em Pelotas. “A ideia era ampliar o leque para que as pessoas pudessem se aproximar. Fizemos um edital bem flexível”, disse Paula. Como resultado, a prefeitura formou um banco de currículos de profissionais de diversas áreas.

Ao entregar um exemplar do Plano de Governo ao novo secretário, a prefeita esclareceu que a escolha de Dutra foi com base no perfil de compromisso com a equipe fiscal, austeridade de posições, trabalho com fluxo de caixa e não só com o orçamento, e gasto eficiente de recursos.

LEIA MAIS: Em Pelotas, secretários e prefeita firmam contrato de eficiência na gestão

Paula registrou agradecimentos ao servidor de carreira, Otoni Sérgio Xavier, que durante três meses respondeu como interino da pasta. “Eu sabia que era um técnico competente, com lealdade, experiência pública, compromisso, dedicação. Vai ajudar o Jairo a conhecer a equipe e se integrar no processo”.

Dutra interpretou o edital de Seleção Pública para secretário da Sgaf como um desafio. “Trabalhei em vários governos e tenho as portas abertas. Quando li o edital, vi a oportunidade retornar ao setor público. Estou muito motivado”. Ao ser questionado pela imprensa sobre a importância da sua pasta afirmou: “A questão financeira é primordial, é de interesse público. Se não houver cuidado, é a sociedade que sente. A crise econômica é problema de má gestão. Se não se tiver seriedade, não dá certo”. Para ele, “momentos difíceis voltam por descuido financeiro”.

Atualmente, o economista Jairo Dutra presta consultoria de gestão empresarial. Na área pública, exerceu atividades nas secretarias da Fazenda e na de Energia, Minas e Comunicações, assim como no Banrisul, na CEEE e na Delegacia da Receita Federal de Santa Maria – cidade onde reside. Em outras áreas, trabalhou no Sebrae, na PUC-RS e em empresas privadas.

Inspiração

O edital de Seleção Pública realizado pela Prefeitura de Pelotas foi um projeto inspirado no Banco de Talentos, iniciativa desenvolvida e acompanhada pelo Programa Juntos na Prefeitura de Porto Alegre.

O Banco de Talentos teve como objetivo de formar um cadastro de profissionais qualificados para ocupar os cargos de comissão da cidade de Porto Alegre, tornando o processo de escolha da equipe do gestor mais técnica e íntegra.

Em um mês, foram recebidos em torno de 6 mil currículos para seleção, realizadas 400 entrevistas, 170 aprovações, com 90 profissionais contratados, atendendo à critérios como capacitação, liderança, transparência e ficha limpa.

Desenvolvidas com o apoio do Programa Juntos, ações como essas possuem o objetivo de contribuir para que os gestores municipais sejam atores-chave na construção de uma administração pública transparente e aberta ao diálogo com a sociedade, capaz de responder às demandas por políticas sociais com eficiência, qualidade e responsabilidade.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

 

Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Dentre suas ações, está o Programa Juntos. De caráter apartidário, o Juntos reúne alguns dos maiores líderes brasileiros do setor privado, empenhados em investir recursos financeiros, experiências e competências técnicas, com a proposta de mostrar que a iniciativa privada, a sociedade e os municípios, unidos, podem investir em inovação, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Atualmente, o Juntos está presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Petrolina (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *