loading

Prefeita de Pelotas apresenta pacto de segurança pública ao ministro Sérgio Moro

Prefeita foi a única gestora da Região Sul com espaço para expor projetos durante evento. Pacto é uma iniciativa da administração municipal pelotense com apoio da Comunitas.

Em Brasília, a prefeita Paula Mascarenhas apresentou, nessa quarta-feira (27), o Pacto Pelotas pela Paz ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, durante evento voltado ao debate do Projeto de Lei Anticrime do Governo Federal. A chefe do Executivo pelotense foi a única gestora da Região Sul com espaço de fala no encontro promovido pela Frente Nacional de Prefeitos.

Paula ressaltou a importância de os municípios se envolveram no assunto, exemplificando com algumas das estratégias que vêm sendo adotadas no município desde agosto de 2017, refletindo bons resultados.

Leia também: Pelotas registra menor índice de homicídios em quase quatro anos

“O prefeito é o líder em seu território, tem condições de aparar as arestas e unir forças na integração das instituições de segurança, como a gente tem feito no Gabinete de Gestão Integrada”, explicou a prefeita. Ela citou ainda a “capacidade de atuar na prevenção, desde a gravidez precoce até o presídio, passando por todas as fases”.

Desde o trabalho com os bebês, a atenção na escola e depois a prevenção terciária – atuando com quem já está em cumprimento de pena -, as ações do Pacto que visam prevenir a violência tiveram destaque na apresentação. Paula expôs ao ministro projetos como o Mão de Obra Prisional, responsável pela ressocialização de apenados e reforma de inúmeros prédios públicos, e o Estudo Piá, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal (UFPel).   

A prefeita defendeu que metodologias socioemocionais, como o ACT – Criando Crianças Seguras e o Conte Comigo, sejam uma pauta do Ministério da Educação para a prevenção da violência. “Em breve teremos evidências científicas sobre isso produzidas em Pelotas”, acrescentou.

Leia também: Iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz, Cada Jovem Conta aponta 91% de melhora na conduta em aula

Ao final do evento, prefeitos e secretários de diversos municípios brasileiros buscaram saber mais sobre a experiência do Pacto Pelotas pela Paz. A Administração Municipal vai manter contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a fim de que receba apoio ao projeto pelotense e possa também ajudar para que algumas iniciativas locais sejam replicadas em nível nacional.

Leia também: Criado com apoio da Comunitas, Pacto Pelotas pela Paz encerra 2018 com indicadores positivos

Com informações da Prefeitura de Pelotas.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *