loading

Prefeitura de Campinas dá início a ciclo de lives promovidas por Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas

O Laboratório, fruto da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público, busca fomentar uma cultura de inovação na administração pública

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas (SP) realizou, na tarde de ontem (14), a primeira live do Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas, o GentiLab. O Laboratório é fruto da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público, realizada pela Comunitas em parceria com a Fundação Lemann. 

O encontro contou com a participação da secretária da pasta, Eliane Jocelaine; da  coordenadora de Projetos Integrados da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Milena Ranzini; e do analista de Gestão de Pessoas, Victor Lobo (sendo que os dois últimos integraram a equipe de Campinas durante toda a Jornada de Transformação). Cerca de 40 servidores acompanharam a transmissão, que tratou da primeira ação do Laboratório de Inovação, criado em homenagem ao Dia do Servidor, o prêmio Gente que Inova.

Para Eliane Jocelaine, é de extrema importância que o município tenha uma unidade voltada para o delineamento de soluções dos desafios da administração pública e que conte com o envolvimento tanto de gestores quanto dos servidores. 

“Durante o processo de criação do GentiLab, a gente não queria só pensar o GentiLab sem dar o pontapé inicial. O objetivo era fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Então, nós participamos de um processo de imersão tanto para a construção quanto para a proposta do GentiLab, e tivemos parceiros importantíssimos nesse caminho. Essencialmente a Comunitas, que nos ajudou muito nisso e nos guiou nesta trajetória de construir a metodologia do Laboratório, e a Fundação Lemann, que proporcionou as ferramentas e deu as condições de pensar o caminho desenhado para nós, com o nosso Laboratório de Inovação”. 

O encontro

A transmissão de ontem foi o pontapé inicial do ciclo de lives que o GentiLab irá promover com o objetivo de fomentar uma cultura de inovação entre gestores e funcionários públicos, bem como a implementação de práticas criativas e eficientes na administração pública. Os próximos encontros irão abordar temas como redes de laboratórios de inovação, ferramentas de inovação, gestão de dados e agilidade institucional. A expectativa é que as lives sejam realizadas às quartas-feiras. 

Prêmio Gente que Inova

A primeira edição do concurso, cuja ideação também surgiu ao longo da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público, busca reconhecer práticas inovadoras implementadas pelo servidor. 

De acordo com a secretária Eliane, são dois os objetivos da premiação: trazer o reconhecimento para o servidor e desenvolver a cultura de inovação no serviço público. Em sua visão, “todo mundo sai ganhando”. No caso dos gestores, eles terão tempo para pensar mais estrategicamente. Já os servidores, terão o seu trabalho reconhecido. E a população poderá ver o resultado desses esforços na melhoria da prestação dos serviços públicos. 

As inscrições para o prêmio Gente que Inova já estão abertas e serão encerradas em 31 de janeiro. Podem concorrer iniciativas que tenham relação com políticas afirmativas, inovação e promoção à saúde que tenham sido implementadas nos últimos três anos. O resultado será divulgado em abril. 

Para saber mais sobre o regulamento da premiação, bem como se inscrever no canal do Youtube do GentiLab, acesse esse link.

Arte com o fundo azul com a frase "Assine a nossa Newsletter e não perca nenhum conteúdo"

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *