loading

Prefeitura de Pelotas apresenta os principais desafios em gestão de pessoas

Em reunião com a Comunitas, o município gaúcho se mostrou bastante engajado na participação do Programa Transformação em Gestão de Pessoas

Na quinta (10), a Prefeitura de Pelotas (RS) participou de reunião com time da Comunitas para apresentar seus principais desafios no tema de gestão de pessoas. Além da prefeita, Paula Mascarenhas, e da secretária de recursos humanos, Tavane Krause, uma numerosa equipe do município gaúcho, incluindo gestores de áreas como Tecnologia da Informação (TI), esteve no encontro:

Segundo a secretaria de recursos humanos, a presença em peso dos gestores da Prefeitura na reunião se justifica porque, muito embora eles não sejam diretamente ligados à pasta, lidam diariamente com a gestão de suas próprias equipes. E cada um pontuou seus próprios desafios, a exemplo de servidores que buscam complementar renda atuando em mais de um emprego. “Os profissionais da saúde, por exemplo, têm o seu emprego junto à Prefeitura, que é o ‘seguro’, mas ainda assim, mantêm dois ou três empregos na iniciativa privada, que é onde eles percebem a possibilidade de ascensão financeira e profissional”, relatou a secretária de saúde, Roberta Ribeiro.

A prefeita Paula explicou que o engajamento da liderança com a temática do programa é transversal a todas as pastas, mas ela conseguiu apontar duas dores que são experienciadas em todas as equipes: como pensar em planos de carreira que não onerem os cofres públicos, ao mesmo tempo que valorizem o profissional, e como cuidar da saúde mental do servidor. Atualmente, são quase dez mil servidores atuando na cidade. Desses, 80% são mulheres. 

“Sobre a questão dos planos de carreiras, várias gestões anteriores pensaram em soluções paliativas para resolver o problema, porém sem sucesso. Nós queremos pensar em algo que vá além dessa gestão, que premie o servidor por qualificação e desempenho. Já sobre a saúde mental do nosso servidor, nós percebemos que os nossos profissionais adoecem muito, com muitas licenças-saúde, o que impacta diretamente na prestação de serviço à população. A sobrecarga de trabalho a que eles mesmos se impõem tem gerado esse desgaste. Queremos um servidor saudável e motivado”, explicou a prefeita. 

Outro ponto que foi levantado na conversa pela secretária de recursos humanos, Tavane Krause, foi a questão do regime jurídico a que os servidores estão submetidos. “Nosso estatuto do servidor vem desde antes da Constituição de 1988. Temos que rever nossa política salarial, respeitando, naturalmente, a responsabilidade fiscal, ao mesmo tempo que premiamos o servidor por desempenho”.

Para Mariana Nascimento Collin, gerente de inovação e conhecimento da Comunitas, o engajamento da equipe é um forte indício de que há uma preocupação real com as dores em gestão de pessoas que são enfrentadas pelo município. “Todos eles têm conhecimento profundo dos desafios que enfrentam e estão empenhados em mudar o cenário. Tenho certeza que, diante do exposto, teremos cases muito interessantes com a participação de Pelotas no Programa de Inovação em Gestão de Pessoas”.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *