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Projeto aproxima e engaja pais da escola

Visando concretizar as ações e políticas que fortaleçam a relação da comunidade com a escola, a Secretaria Municipal de Educação de Santos (SP) lançou, em 2015, o Programa Coordenadores de Pais em sete escolas da rede municipal de ensino.

Desafio

Em 2008, o município de Santos celebrou a conquista do título de “cidade educadora”, conferido pela Associação Internacional das Cidades Educadoras, com sede em Barcelona. Com isso passou a integrar um seleto grupo composto por 400 cidades de 34 países – com apenas 16 delas brasileiras. O reconhecimento internacional é fruto de diferentes ações da prefeitura, que instituiu diversos projetos de inclusão e cidadania, entre eles o “Escola Total”, programa de educação integral; o “Santos da Gente”, que visa apresentar o patrimônio histórico e cultural do município aos estudantes; e o “Vovô Sabe Tudo”, que leva idosos a participar da educação como condutores de bondes, contadores de história e cuidadores de hortas comunitárias.

Visando concretizar as ações e políticas que fortaleçam a relação da comunidade com a escola, a Secretaria Municipal de Educação lançou, em 2015, o Programa Coordenadores de Pais em sete escolas da rede municipal de ensino.

Soluções

A relação família-escola é considerada por diversos estudos internacionais um dos pontos determinantes para o sucesso da vida escolar de crianças e jovens. Com o objetivo de contribuir para que essa relação se intensifique, a Fundação Itaú Social desenvolveu a metodologia de coordenadores de pais.

O programa busca estimular o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, principalmente em famílias e comunidades de menor escolaridade e maior vulnerabilidade socioeconômica. Também visa intensificar a participação dos pais nos esforços de melhoria do aprendizado dos filhos.

Para tanto, são desenvolvidas ações que possibilitam às famílias participarem mais intensamente da vida escolar dos estudantes e das rotinas da escola.

Iniciativa da Fundação Itaú Social, com execução pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), o programa foi implementado em Santos com o apoio da Comunitas, por meio do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

O Coordenadores de Pais visa contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e tem como objetivos:

  • criar e realizar ações de enfrentamento ao absenteísmo e à evasão escolar, promover maior participação das famílias na vida educacional dos alunos e de aproximação com a escola;
  • reduzir em 30% o número de alunos infrequentes;
  • ampliar em 40% a participação dos familiares nas atividades promovidas pela escola; e
  • mobilizar e ampliar a rede de parceiros integrados à proposta pedagógica da unidade escolar, na perspectiva de fortalecer os processos educativos dos alunos e estimular a participação das famílias.

 

Resultados principais

Dentre os aprimoramentos que o programa proporcionou à cidade de Santos, destacam-se a redução dos índices de absenteísmo, evasão e indisciplina, melhorias no desempenho escolar dos alunos, aumento da participação dos familiares nas reuniões de pais e demais atividades e a construção de um ambiente escolar mais acolhedor.

Nota-se uma maior aproximação das coordenadoras e orientadores educacionais, o reconhecimento da figura delas pelas famílias e pela comunidade e a valorização do programa pela Secretaria Municipal de Educação, a qual reconhece a iniciativa como algo inovador e fundamental no cenário atual da educação pública santista. Foi feita uma avaliação do programa pela equipe gestora das escolas participantes, que registrou 100% de resultado positivo, evidenciando o reconhecimento e valorização das ações das coordenadoras de pais.

Conforme estabelecido pelo programa, entre o ano letivo de 2015 e primeiro semestre de 2016 foram feitas 30 parcerias com instituições e comércio local de cada escola, 972 atendimentos a alunos e familiares e 177 visitas domiciliares. Com o objetivo de ampliar o repertório da equipe e investir em seu aprimoramento constante, já foram realizadas 147 horas de formação, resultando em uma equipe empoderada e qualificada para a realização das atividades. Em relação às atividades de agenda positiva, que estimulam a criação de espaços para participação e valorização dos alunos e seu conhecimento, foram realizadas 87 atividades desta natureza. Além disso, houve ampla divulgação da iniciativa nas mídias locais, as quais já somam 20 matérias jornalísticas.

Entre as parcerias firmadas, destaca-se aquela com a E.M. Avelino da Paz Vieira, que desenvolveu o Projeto Africanidade, realizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Para potencializar as atividades do projeto, a coordenadora de pais Ingrid Scanferla realizou uma parceria inovadora entre a escola e um salão de beleza local – o Autoestima. Juntos, a escola e seu novo parceiro realizaram o Dia da Beleza, que ofereceu penteados inspirados na cultura afro e maquiagem para 105 alunos que participaram do projeto.

A parceria estabelecida se desdobrou, ainda, na potencialização do desfile de culminância do Africanidade, que valorizou a cultura afrodescendente, trabalhou a autoestima e despertou para cuidados básicos dos alunos.

Pensando no aprimoramento do processo de monitoramento do programa, foi implementada a plataforma Survey Monkey, facilitando a obtenção e análise dos resultados por escola, feita pelas próprias coordenadoras. Com o objetivo de garantir a sustentabilidade do projeto e internalização da tecnologia pelos servidores, as consultoras organizaram e implementaram um processo contínuo de transferência da metodologia para as supervisoras destacadas para o acompanhamento do projeto.

 

 

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