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Recife conclui projeto piloto de gestão por resultados para melhorar eficiência da gestão pública

A partir da experiência da criação de um modelo colaborativo de gestão por resultados em duas secretarias municipais, a Prefeitura irá replicar e fortalecer a metodologia. Ao final, a expectativa é que o projeto traga uma melhoria na qualidade dos serviços públicos oferecidos à população

Crédito da Imagem: G1

A Prefeitura do Recife (PE) finalizou, em colaboração com a Comunitas e a consultoria Peers Consulting & Technology, o projeto de planejamento estratégico para implementação e fortalecimento de um modelo de gestão por resultados em duas pastas municipais. Durante a reunião, realizada no último dia 17, foi apresentado um relatório, consolidando os principais resultados e aprendizados, visando a replicabilidade do projeto em outras secretarias da gestão municipal.

Ao longo de oito semanas, foram realizadas seis oficinas intensivas, cada uma com a duração de três dias, envolvendo as secretarias de Educação e a de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. Durante essas sessões, mais de 50 profissionais foram capacitados, com taxa de satisfação de 84%. Além disso, as atividades proporcionaram um alinhamento de conceitos de gestão por resultados, uma reflexão sobre  a situação atual de cada secretaria e o delineamento de cenários futuros, com a identificação de metas e planos de ação.

Houve, ainda, a implementação de um novo modelo de governança de metas, que a Secretaria de Educação já vem implementando com o apoio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD). Adicionalmente, também foi realizada uma dinâmica de benchmarking conduzida com os governos de Pernambuco e do Ceará, assim como com a cidade do Rio de Janeiro, para enriquecer a abordagem de gestão por resultados por meio da troca de experiências bem-sucedidas.

Representantes da SEPLAGTD, como a Secretária Executiva, Cecília Cortez; participaram do encontro, assim como Rafael Pansanato, Camila Camargo e Clara Silva, da Peers, e Bibiana Santos, coordenadora de projetos e relações governamentais da Comunitas. 

“Em nome da Prefeitura, queremos agradecer todo o apoio da Comunitas ao longo desse projeto. Também somos gratos a Peers por toda transferência de conhecimento. Eu fiquei bastante satisfeita com os resultados apresentados e recebi excelentes feedbacks das secretarias envolvidas no processo”, declarou Cecília Cortez. 

Aprendizados e próximos passos

Os aprendizados do projeto foram cuidadosamente compilados, destacando elementos-chave para o sucesso das oficinas, como o engajamento do alto escalão das secretarias, a assinatura de um documento de pactuação, a leitura prévia para familiarização dos conceitos entre os participantes e um acompanhamento contínuo pós-oficinas, incorporando uma rotina assistida.

Além disso, a transmissão de conhecimento foi facilitada por meio da disponibilização de uma lista de entregáveis das oficinas, que servirá como material para replicação em outras secretarias. A SEPLAGTD, envolvida durante toda a jornada com a Peers, tem se mostrado confiante na replicabilidade da metodologia para  as demais secretarias da Prefeitura.

Para garantir a perenidade do modelo, será necessário acompanhar o desdobramento das metas, garantir a governança e a execução das mesmas, orientar o uso das ferramentas e assegurar que o modelo seja adotado de forma permanente.

Até fevereiro de 2024, a Prefeitura pretende replicar a metodologia em uma das três pastas: Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, Secretaria da Mulher ou Secretaria de Turismo.

O que foi o projeto?

A iniciativa focou em desenvolver e aplicar um modelo formativo de Objetivos e Resultados Chave (OKRs) e Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) em duas secretarias municipais, especificamente as secretarias de Educação e a de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. 

As metas da ação visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do Recife, abrangendo áreas como igualdade de oportunidades, transparência governamental, qualidade dos serviços e eficiência no uso de recursos públicos. O projeto serviu como um piloto, que deverá ser replicado em todas as pastas da Prefeitura, buscando o alinhamento e engajamento em objetivos estratégicos comuns.

A iniciativa teve como objetivo apoiar a implementação do planejamento estratégico “Rota do Futuro”, evidenciando o compromisso contínuo da administração com a cultura de resultados, mesmo para futuras gestões. Ao todo, foram definidas 14 metas que foram desdobradas em um plano de ação.

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