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Prefeitura do Recife inicia projeto para fortalecer a gestão por resultados

Em parceria com a Comunitas, a iniciativa visa alinhar e engajar secretarias prioritárias na busca por objetivos estratégicos comuns e servirá como piloto para replicação do modelo de gestão por resultados em outras pastas municipais

Crédito: Acervo Comunitas

No dia 27 do último mês, a prefeitura do Recife (PE) se reuniu com a Comunitas para dar início a um projeto de planejamento estratégico com foco na implementação e fortalecimento de um modelo de gestão por resultados. O objetivo principal da iniciativa é elaborar e aplicar um modelo formativo de OKRs (Objetivos e Resultados Chave) e KPIs (Indicadores Chave de Desempenho), que visa desdobrar as metas do programa “Rota do Futuro” para os níveis de 2º e 3º escalão de duas secretarias prioritárias, a de Educação e a de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas.

O objetivo do programa “Rota do Futuro” é promover o desenvolvimento sustentável, econômico e humano da cidade do Recife, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A iniciativa foca em áreas como igualdade de oportunidades, transparência nas ações governamentais, qualidade dos serviços prestados, inovação e eficiência no uso dos recursos públicos ao implementar diversas iniciativas e metas estratégicas ao longo dos próximos três anos.

O projeto é realizado em parceria com a Peers Consulting & Technology, consultoria especializada em negócios, com foco em gestão e processos, que conduzirá diversas atividades junto às secretarias selecionadas para implementar a metodologia de um modelo de gestão por resultados eficaz, o que contribuirá para o alcance das metas do programa. 

A ideia é que, a partir da experiência realizada junto às secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, a metodologia possa ser replicada em todas as pastas da prefeitura do Recife,  promovendo o alinhamento e o engajamento de toda a organização na busca por objetivos estratégicos comuns. 

Participaram do encontro o secretário de Educação, Fred Amâncio; a secretária de Assistência Social, Ana Rita Suassuna; a chefe do Gabinete de Gestão da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Cecília Cortez; e a residente em Gestão Pública pela Vetor Brasil, Lorena Polo. Representantes da Comunitas, como o diretor de Projetos, Thiago Milani, e o seu coordenador, Álvaro Rodríguez, também estiveram presentes, assim como membros da Peers, Rafael Pansanato e Camila Barscevicius.

Cecília Cortez ressaltou a importância que o projeto tem para a gestão municipal, agradecendo à Comunitas pela oportunidade. Ademais, destacou o papel que as secretarias selecionadas para o piloto terão. “Além de absorver e aplicar o conhecimento em sua estrutura, a missão de replicar o conhecimento para as demais pastas recai sobre os pontos focais do governo que irão atuar no projeto”, explicou ela. 

Metodologia do projeto

O trabalho, que será realizado ao longo de oito semanas, está dividido em cinco fases. Primeiramente, haverá um processo de preparação e planejamento, que inclui o entendimento do planejamento estratégico da prefeitura, análise do contexto atual de desdobramento de metas e acompanhamento de resultados, avaliação das estruturas das secretarias envolvidas, definição de governança do projeto, entregáveis e resultados esperados.

Em seguida, a equipe trabalhará no desenho dos modelos, o que envolve a criação da cadeia de valor da Gerência Geral de Gestão por Resultados (GGGPR), o organograma e a capacidade da equipe, definição de papéis e responsabilidades, desenvolvimento do modelo de governança e apuração para o segundo e terceiro escalões de governo, além de avaliação do dashboard atual e estratégia para as oficinas.

A terceira etapa se concentra na construção das oficinas, onde a metodologia será definida, os conteúdos técnicos serão desenvolvidos, os templates para as oficinas serão elaborados, e haverá a validação e ajuste dos conteúdos, bem como a realização da comunicação, agendamento das oficinas e treinamento da equipe da GGGPR.

A execução das oficinas é a quarta etapa, onde as atividades previstas nas oficinas serão realizadas, incluindo o desdobramento de metas e indicadores para os gestores das pastas, o alinhamento de rotinas de governança com as secretarias envolvidas, avaliação das oficinas, feedbacks e ajustes, e a consolidação dos resultados.

Por fim, na etapa cinco, ocorrerá o suporte e a transferência de conhecimento, com a realização da operação assistida e suporte às equipes, garantindo a passagem de conhecimento com a GGGPR e a definição dos próximos passos. Os resultados esperados do projeto incluem a revisão e definição do modelo de governança, a elaboração do organograma e matriz RACI (ferramenta de gestão que atribui responsabilidades na organização das tarefas e proporciona maior engajamento de uma equipe), a criação da trilha formativa, a definição de templates para o desdobramento de metas, a realização de dois workshops de desdobramento de metas para o 2º e 3º escalão das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, e a transferência de conhecimento para a equipe da Secretaria de Planejamento.

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