loading

Rede Bem Cuidar: 5 anos de um novo conceito na saúde pública de Pelotas

“É um lugar para estimular a saúde e não só para tratar da doença”. Essa frase da prefeita pelotense, Paula Mascarenhas, resume bem o que é a Rede Bem Cuidar.

Foto: Prefeitura de Pelotas

Resultado de uma parceria entre a Comunitas e a Prefeitura de Pelotas, a Rede Bem Cuidar foi construída coletivamente a partir de ações que valorizem não somente o saber técnico, mas, também, que priorizem cuidado nas relações humanas, resgatando a confiança no atendimento público, tornando-se um agente propulsor de mudanças em todos os níveis de atendimento à saúde.

 Leia mais: Engajamento Cidadão & Inovação em Saúde: Os Casos de Campinas, Santos e Pelotas 

O trabalho foi realizado com a assessoria técnica contratada da Agência Tellus, em um processo de cocriação que envolveu população, servidores e gestores da área da saúde na definição de avanços na saúde pública municipal, com serviços inovadores e uma estrutura física focada no acolhimento dos usuários.

Leia também: Projeto criado com apoio do Programa Juntos é apresentado para Obama

Com cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) em pleno funcionamento – Bom Jesus, Simões Lopes, Guabiroba, Sanga Funda e Virgílio Costa – a Rede Bem Cuidar mudou a vida de parte dos mais de 340 mil habitantes de Pelotas. “O trabalho que eu tinha para pegar dois ônibus e buscar meus remédios no Centro, hoje faço a três quadras da minha casa com um atendimento nota dez”, conta Suelma Garcia, cidadã pelotense.

Leia também: Rede Bem Cuidar | cartilha de soluções do projeto

O projeto tem cerca de 160 profissionais trabalhando no atendimento de mais de 12 mil pessoas mensalmente, em consultas médicas, enfermaria, acolhimentos e farmácia. Atendimento esse que é enaltecido, como demonstra Helena Tavares, moradora da Guabiroba há 14 anos: “a mudança foi maravilhosa, principalmente porque os idosos não precisam mais enfrentar filas ou se expor a longas esperas. As novas instalações e o atendimento mudaram completamente. A qualidade chegou por aqui, o acolhimento é muito positivo e demonstra atenção com as pessoas”.

O elogiado atendimento tem motivo: os locais contam com consultórios odontológicos e atendimento psicológico, farmácia distrital – que distribuem para a população diversos medicamentos de alto custo, horta, cozinha experimental e academia ao ar livre. Tudo isso pensando em prevenir, além de que curar. Há, também, salas de espera especiais – com cadeiras confortáveis, ar condicionado e televisão.

Foto: Agência Tellus

Por elevar a qualidade dos serviços ofertados e focar em ações que contribuam para a prevenção de doenças, a Rede Bem Cuidar ganhou destaque nacional e internacionalmente. A iniciativa foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde pelo prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde, em 2015. O projeto também recebeu premiação do Centro de Design Ativo de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 2016, sendo uma das 12 experiências reconhecidas mundialmente – a única brasileira.

Também houve a criação do Núcleo de Ideias Rede Bem Cuidar, um laboratório de educação permanente para construir as diretrizes e idealizar propostas que possam ser implantadas, aos poucos, e qualificar cada vez mais a atenção básica. Participam trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde que integram a Rede Bem Cuidar, além de professores dos cursos de Odontologia e Enfermagem da UFPel e parceiros do programa.

Foto: Folha de São Paulo

“A Rede Bem Cuidar quebra aquele paradigma de que os postos de atendimentos são pequenos, escuros, e não proporcionam um ambiente bacana. A rede oferece essa estrutura diferente e ainda possui ações de integração”, comenta a coordenadora da Rede Bem Cuidar, Aline Geppert.

Leia também: Ações desenvolvidas pela Comunitas na área da saúde inspiram Governo de SP

Cinco anos cuidado do cidadão em rede. Cinco anos da Rede Bem Cuidar.

 

 

Com informações da Prefeitura de Pelotas.

 


 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *