loading

Rede Juntos aborda o desafio do descarte do lixo: o que as cidades têm a ver com isso?

Todos os dias você acorda, faz suas refeições, trabalha, dorme… Entre outras atividades. Nesse meio tempo, já parou para pensar na quantidade de lixo que produz? Imaginou para onde vai aquele copo plástico do último cafezinho? Ou até aquela cápsula descartável que utilizou na máquina de café?

O Brasil produz lixo como primeiro mundo, mas em relação ao descarte correto dos resíduos o desempenho ainda é insatisfatório. Pelo menos 60% das cidades brasileiras, cerca de 3.331, dão um destino inadequado ao lixo produzido pela população, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Ou seja, são centenas de lixões – alguns controlados, muitos ilegais – que recebem as mais de 79 milhões de toneladas de lixo produzido anualmente pela população brasileira e coletado pelas prefeituras.

Para que o gestor público entenda melhor o assunto, a Rede Juntos – plataforma digital liderada pela Comunitas, em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), formulou diversos conteúdos completos sobre Gestão de Resíduos Sólidos.

Na trilha, o público pode conferir a implementação da lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), entender a logística reversa e ciclo de vida dos produtos, a problemática dos aterros irregulares, as condições de vida de quem vive do lixo, os problemas enfrentados pelos municípios na Gestão de Resíduos Sólidos, dentre diversos materiais produzidos especialmente para auxiliar as prefeituras nesse desafio.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *