loading

Rede Juntos | Em webinário, secretário municipal aborda estratégias para superação de crise fiscal

“A fatia do bolo tributário (soma de todos os impostos pagos) dada às cidades não está sendo o suficiente para cobrir os gastos municipais”. Foi com essa informação que o secretário da Fazenda de Juiz de Fora, Fúlvio Albertoni, iniciou mais um webinário da Rede Juntos, plataforma digital liderada pela Comunitas.

Vindo de uma cidade-modelo no enfrentamento da crise, Albertoni considera o pacto federativo, que atribui apenas 15% dos ganhos tributários da União às cidades, desigual. Ele exemplificou com Juiz de Fora, onde o crescimento das despesas não apresenta contrapartida nas receitas, fator que pode agravar mais a situação.

Para superar essa questão, Albertoni pontuou que é necessário aumentar realisticamente o orçamento. Uma das ações que considera essencial é melhorar a cobrança efetiva de impostos, para resultar em aumento nas receitas – inclusive, por meio do aumento de estoque da dívida ativa. Além disso, acredita que os gestores públicos brasileiros devem focar, também, na diminuição das despesas, diminuindo gastos compressíveis (como viagens), no aprimoramento de processos licitatórios, redução dos gastos com a folha de pagamentos e promoção do controle social.

Clique aqui e acompanhe todos os conteúdos da plataforma Rede Juntos!

 

Confira o webinário completo!

https://www.youtube.com/watch?v=b0vWNI-CZcg

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *