loading

Rede Juntos: plataforma gratuita de gestão pública que mais cresce no País

Os conteúdos estão disponíveis em diversos formatos, à exemplo de textos, artigos, cartilhas, vídeos, entrevistas, chatbot, e, mais recentemente, podcasts com lançamentos mensais

Há dois anos atrás os servidores públicos brasileiros ganharam um presente: foi quando chegou a Rede Juntos, plataforma criada pela Comunitas para oferecer conhecimento, gratuito, à gestores e servidores públicos. A plataforma nasceu com o intuito de sistematizar e ampliar os impactos dos projetos realizados pelo Programa Juntos, para que cada vez mais cidades possam implementar ações de melhoria no serviço público.

De lá para cá, a Rede Juntos fortaleceu e expandiu o conhecimento produzido ou cocriado pelos quase 40 servidores públicos parceiros da plataforma, sob liderança da área de Conhecimento e Inovação da Comunitas. Inclusive, nesse tempo, os conteúdos disponibilizados na Rede Juntos passaram a ter licença Creative Commons 4.0. Isso significa que os materiais podem ser replicados sem uso comercial – desde que citada a fonte. Com isso, a Comunitas tornou-se a primeira organização social brasileira a implementar uma política de educação aberta.

“O conhecimento que criamos é gerado com base em experiências do setor público. Conhecimento produzido com o setor público deve ser aberto, para que não haja empecilho à geração de valor público”, explica Bruna Santos, diretora da área.

Leia também: “A cidade inteligente e inovadora usa a tecnologia de modo estratégico”

Rede Juntos em números

Desde seu lançamento, em 2017, mais de 130 mil servidores e gestores públicos já passaram pela Rede Juntos, em busca de conhecimento para os desafios enfrentados no dia a dia da administração. Por mês, a média é de 20 mil acessos, atualmente.

São 57 trilhas com conteúdos que abordam assuntos importantes para a gestão pública, como finanças, segurança, educação, saúde e planejamento urbano. Os conteúdos estão disponíveis em diversos formatos, à exemplo de textos, artigos, cartilhas, vídeos, entrevistas, e, mais recentemente, podcasts com lançamentos mensais.

Além de um chatbot, a Iara, uma assistente virtual criada especialmente para auxiliar os municípios brasileiros na busca pelo equilíbrio das contas públicas. O intuito da Iara é auxiliar, e consequentemente facilitar, o trabalho dos servidores públicos municipais responsáveis por manter o nome das prefeituras “limpo” na lista do CAUC – uma espécie de “Serasa” para os governos municipais.

De forma automática, Iara é “alimentada” por inteligência artificial, ou seja, ela simula o comportamento e raciocínio humano e tem capacidade de aprendizagem automática com os dados inseridos no sistema. A robô virtual foi criada para responder perguntas que gestores públicos de todo o Brasil possa ter a respeito das pendências no CAUC.

Leia também: Pergunta para Iara

A Rede Juntos ainda apoia iniciativas de formação para servidores públicos. Em 2018, por exemplo, a plataforma foi utilizada como apoio de conhecimento para a Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local, uma parceria da Comunitas e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) – entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O curso formou mais de 100 lideranças públicas, de aproximadamente 80 municípios.

Leia também: Com participação de mais de cem gestores, especialização da ENAP apoiada pela Comunitas chega ao fim

Outro destaque e a recente parceria com o RenovaBR, para o desenvolvimento e oferecimento do novo programa voltado a candidatos a prefeitos e vereadores nas eleições de 2020, o RenovaBR Cidades.

Utilizando toda expertise acumulada com a liderança do Programa Juntos – iniciativa que busca alavancar projetos estruturantes de melhoria da gestão pública, a Comunitas apoia o RenovaBR Cidades no desenvolvimento de lideranças políticas capazes de envolver o público na discussão da realidade local.

O curso, iniciado em agosto, é exclusivo para as 1.400 pessoas selecionadas pelo RenovaBR, de 455 cidades e cerca de 30 partidos políticos.

Leia também: Comunitas e RenovaBR oferecem curso para candidatos a prefeitos e vereadores em 2020

Já para o futuro, a Rede Juntos apostará em mais interação com os usuários, ao implementar ferramentas de gameficação e fórum para troca de experiência entre os servidores.

 

 

 


 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *