loading

#Replicabilidade – Comunitas estimula o benchmarking nos municípios de Caruaru e Campina Grande

Disseminação de conhecimento e boas práticas está no core de atuação da organização com o objetivo de contribuir para o avanço da gestão pública brasileira

A foto mostra um homem assinando um documento enquanto duas pessoas observam. Uma mulher, sentada, e um homem de pé.

Prefeito Rodrigo Pinheiro assina contrato para realização do maior concurso público do município pernambucano com a IBAM. Crédito da imagem: Prefeitura de Caruaru

Em setembro, a Comunitas apoiou os municípios de Caruaru (PE) e de Campina Grande (PB) no enfrentamento de desafios por meio da promoção de encontros entre gestores públicos e líderes da Comunitas. A gestão de conhecimento e a replicabilidade de ações bem sucedidas é um dos principais pilares de atuação da organização.  

No caso da cidade pernambucana, o desafio se referia à realização do maior concurso público da história do município, com cerca de 1500 vagas disponibilizadas. Já com relação à metrópole paraibana, o encontro entre o diretor de Projetos da Comunitas, Thiago Milani, e o prefeito Bruno Cunha Lima, tratou de boas práticas do Juntos, focado na replicabilidade das ações.

Criar conexões e vínculos entre todos os atores da sociedade (lideranças públicas, privadas, organizações da sociedade civil, academia e população) está no core da atuação da Comunitas, com o objetivo de incentivar a troca de conhecimento e experiências para o avanço da gestão pública no país. 

Maior concurso público da história de Caruaru

Como realizar um concurso público em uma cidade com uma enorme defasagem de servidores alocados? Para enfrentar esse desafio, Caruaru teve a oportunidade de aprender sobre a experiência exitosa de Santos (SP), outro território em que a organização atua, na realização de um concurso público. 

Ambos os municípios optaram por contratar a IBAM, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja atuação é voltada para o desenvolvimento institucional dos municípios sob a ótica de uma sociedade democrática e da valorização da cidadania.

Serão cerca de 1500 vagas, disponibilizadas até o final do processo do concurso, sendo as principais áreas contempladas Educação e Saúde. Nesta oportunidade, também será realizado o primeiro concurso para Controladoria Geral do Município. 

Encontro com o prefeito de Campina Grande

Disseminar conhecimento e experiências na gestão pública é fundamental para o avanço e modernização de governos. Assim, o prefeito campinense conversou com Thiago Milani sobre boas práticas desenvolvidas e implementadas com o apoio do Juntos.  

Dentre os projetos que Milani abordou, podem-se destacar os cases de licenciamento urbano, mobilidade, equilíbrio fiscal, reforma administrativa e desburocratização. Por sua vez, o prefeito de Campina Grande compartilhou suas experiências sobre a evolução no equilíbrio fiscal do município, melhoria do transporte e a implementação de sistemas de indicadores para a tomada de decisão.

O que achou desse conteúdo? Quer saber mais sobre as ações que desenvolvemos? Então não deixe de assinar a nossa Newsletter!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *