loading

Replicabilidade: Experiência exitosa da Rede Bem Cuidar de Pelotas (RS) é compartilhada com São Vicente (SP)

Por meio da Comunitas, ambos os municípios se encontraram para discutir a possibilidade de replicar a iniciativa pelotense de atenção primária à saúde na cidade paulista 

Crédito da Imagem: Acervo Comunitas

A gestão de conhecimento e a replicabilidade de ações bem sucedidas é um dos principais pilares de atuação da Comunitas. Seguindo esse preceito, a Comunitas intermediou, na última quinta (11), um encontro entre os municípios de São Vicente (SP) e Pelotas (RS) para discutir a possibilidade de se replicar o programa Rede Bem Cuidar no município paulista. 

O programa, que foi implementado em Pelotas com o apoio da Comunitas em 2015, surgiu com o objetivo de estabelecer um novo padrão de atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que fosse capaz de tornar o serviço mais humanizado e que pudesse servir de modelo para toda a Rede. Ademais, a iniciativa permitiu que tanto servidores quanto usuários pudessem contribuir com melhorias da iniciativa.  

Além de representantes da Comunitas, também participaram do encontro membros da administração pública dos municípios, como a Secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, e da Diretora da Unidade de Atenção Primária de Pelotas, Luciana Soares, bem como a Secretária de Planejamento de São Vicente, Talita Corrêa, e o Secretário Adjunto de Planejamento de São Vicente, Tiago Gimenes. 

Desafios que precisam de soluções urgentes

Dentre os desafios que o município paulista vem atravessando na área da saúde, podem-se ser citadas a defasagem e manutenção da rede de Unidades de Atenção Primária e Básica. Além disso, as unidades de saúde de São Vicente encaram problemas de ordem estrutural, bem como atendimentos emergenciais com alta demanda e alto índice de absenteísmo

Pelotas também atravessa desafios semelhantes aos de São Vicente. Entretanto, a Rede Bem Cuidar apoiou o município a enfrentar algumas dores, permitindo a redução das filas de espera, além de dar condições estruturais para unidades e equipes a investir em ações preventivas. A partir da reinauguração da UBS Bom Jesus com a metodologia do programa, o número de consultas e atendimentos aumentou 50% desde então, o que incentivou a cidade gaúcha a ampliar o formato para outras cinco unidades – e agora, para o Estado inteiro.

Ampliando o padrão de atendimento da Rede Bem Cuidar para outras UBSs 

Com a nova metodologia de atendimento implementada em Pelotas, as unidades que integram a Rede tinham um atendimento de melhor qualidade em comparação com as outras UBSs que não fazem parte do programa, criando a necessidade de se padronizar o atendimento em todas as unidades municipais para que elas tivessem a mesma qualidade na prestação de serviço. 

Para que se pudesse expandir os conceitos da Rede Bem Cuidar para todas as UBSs da cidade, a prefeitura de Pelotas implementou o Programa Acolhe Bem, cuja premissa de atendimento se baseia em preceitos de acesso, participação social (usuário sendo parte da gestão), cogestão, atividades de prevenção e educação permanente em saúde, bem como a oferta de práticas integrativas complementares através da formação e capacitação das equipes em quatro etapas: 

  • Acolhimento com Classificação de Risco; 
  • Qualificação das unidades em linhas de cuidado e atendimento coletivo; 
  • Territorialização; 
  • Integração Atenção Primário em Saúde com Atenção Especializada – matriciamento (um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica).

Por meio da experiência da Rede Bem Cuidar, Pelotas também criou um protocolo para atendimentos de urgência e emergência que se tornou referência para outras cidades, chegando, inclusive, a ser premiada duas vezes pela iniciativa em 2016: pelo InovaSus, do Ministério da Saúde, na categoria experiência implementada, que foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde do Brasil em 2015, e a outra pelo Center for Active Design, organização sem fins lucrativos de Nova Iorque (EUA) que reconhece iniciativas de engajamento e transformação de comunidades através do design.

Que tal aprender mais sobre a Rede Bem Cuidar de Pelotas? Baixe o nosso e-book agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *