loading

Retrospectiva 2018 | Publicações da Comunitas visam melhoria da gestão pública brasileira

A Comunitas tem o compromisso de produzir conhecimento, disseminar e replicar boas práticas a um público maior. Por esse motivo, produz materiais que servem de apoio a outros municípios e estados brasileiros na construção de agendas locais para melhoria da gestão pública. Além disso, são materiais que servem de inspiração para que outras ações similares sejam realizadas no maior número de locais possíveis.

Em 2018, a organização lançou duas publicações, nas áreas de finanças públicas, saúde e engajamento do cidadão.

A primeira do ano foi lançada em julho, e explicou detalhes sobre as ações de gestão fiscal realizadas pela Comunitas em parceria com o Governo do Pará e apoio do Instituto Humanize. No estado, foram desenvolvidas iniciativas para gestores públicos dos 141 municípios do Pará que decidiram integrar ao Programa Municípios Sustentáveis (PMS), gerido pela Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu).

Os resultados das ações, com os principais desafios, ganhos e soluções, estão listados na publicação ‘Municípios em rede pelo equilíbrio fiscal: a experiência no Estado do Pará’. Em formato impresso e digital, o conteúdo poderá auxiliar inúmeras outras cidades na resolução de desafios fiscais.

Leia também: Conheçam Iara, assistente virtual da Comunitas que apoiará municípios na busca pelo equilíbrio das contas

Já agora em dezembro, a publicação “Engajamento Cidadão Inovação em Saúde”, também disponível online, apresenta casos de engajamento de cidadãos no processo de desenvolvimento de melhorias em serviços municipais de saúde, por meio de uma abordagem que tem potencial de ser adotada por outras gestões municipais como instrumento para garantir a eficácia de suas políticas.

Desenvolvidas em parceria com a Comunitas nas cidades de Pelotas, no Rio Grande do Sul Santos e Campinas, ambas no Estado de São Paulo, os projetos viram na inovação uma oportunidade para reinventar serviços e orientar-se a resultados sem perder de vista o interesse público.

Leia também: “Bem Comum” é selecionado entre as 5 experiências de mais impacto em liderança pública do país

 


 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *