loading

Retrospectiva 2019 | 5 destaques do Encontro de Líderes 2019

Realizado anualmente pela Comunitas, desde 2008, o fórum reúne empresários, gestores públicos e especialistas para uma manhã de debates, com um mesmo objetivo: fortalecer, por meio da troca de experiências, análises e pontos de vista diversos, a transformação sustentável da gestão pública.

 

# Construção de uma nova governança urbana

O principal mote do Encontro de Líderes 2019 foi o debate a cerca da construção de uma nova governança urbana, que reúna a gestão pública, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada.

Leia também: Encontro de Líderes, realizado pela Comunitas, discute novas ideias para a governança urbana

 

# Fortalecimento da participação cívica no setor público

A roda de debate foi composta pelo apresentador e empresário Luciano Huck, e o Carlos Jereissati Filho, presidente do Grupo Iguatemi e membro da Governança da Comunitas. Para Luciano, é fundamental a participação de todos para fortalecer e qualificar as discussões. “Acho que essa contribuição como cidadão, como sociedade civil, essa soma de forças que precisamos não apenas no Brasil, mas em vários lugares do mundo, para repensar como a democracia pode de fato melhorar a vida de todos e não só de alguns, é uma missão de todos nós”, disse. A transformação das relações também deverá influenciar o papel dos gestores públicos no futuro, lembrou Jereissati Filho. Cada vez mais, a desintermediação é a regra, levando o protagonismo das empresas para os consumidores e dos governos para os cidadãos.

Leia mais: Luciano Huck e Carlos Jereissati Filho discutem a participação cívica no setor público

Foto: Marco Estrella

 

# Busca por caminhos para a retomada do crescimento econômico no Brasil

O Brasil deve persistir com a realização das reformas estruturantes. Essa foi uma das conclusões do debate entre lan Goldfajn, presidente do conselho do Credit Suisse, e Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Ilan contextualizou o cenário atual da economia brasileira. “O desafio que temos, hoje, é o do crescimento”, disse. “É um desafio multifacetado, que não é só do Brasil; é geral. Temos a armadilha da renda, da qual a maioria dos países não consegue sair”. Meirelles chamou a atenção para reformas que aumentem a produtividade e a necessidade de persistir na busca por melhorias no ambiente de negócios no País – caminho essencial para aumentar a atratividade. “A questão fundamental é a dificuldade de trabalhar no Brasil”, disse.

Leia também: As reformas precisam avançar, dizem Ilan Goldfajn e Henrique Meirelles

Foto: Marco Estrella

 

# Debates aspirando a transformação do setor público

O Encontro de Líderes 2019 contou com a participação de David E. Osborne, escritor e consultor americano, coautor de Reinventing Government, obra sobre experiências de transformação no setor público em toda a América. Utilizando exemplos mundo afora e com base em sua experiência, Osborne resumiu um percurso a ser seguido por países como o Brasil, no caminho para a transformação. Primeiro, ter um governo profissional e honesto, que preste bons serviços e esteja protegido contra a corrupção. “Depois, transformar a burocracia estatal em flexibilidade e tecnologia”.

 

# Lançamento institucional do novo projeto da Comunitas, o Inova Juntos

Um dos principais destaques do 12º Encontro de Líderes foi lançado institucional do novo projeto da Comunitas, o Inova Juntos – um laboratório de inovação em gestão pública que, sediado em São Paulo, atenderá a prefeitos e governadores, com o objetivo de ajudá-los a solucionar questões locais e pontuais da gestão pública. O repertório do Inova Juntos tem como base toda a experiência adquirida pela Comunitas.

Leia também: Comunitas reúne gestores públicos para cocriação de laboratório de inovação em gestão pública

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *