loading

Retrospectiva 2019 | Confira 4 debates promovidos pela Comunitas

Realizado pela Comunitas, o Encontro Rede Juntos conta com a participação de gestores públicos e especialistas parceiros do Programa Juntos. As reuniões servem como espaço de debate, troca e reflexão acerca dos desafios e soluções tocantes à gestão pública municipal e estadual.

Separamos uma lista com os assuntos debatidos pelos encontros realizados neste ano.

 

# Reforma da Previdência

Para consolidar os debates acerca de ajustes fiscais, principalmente no âmbito da reforma da previdência, o Encontro Rede Juntos Estados, realizado em janeiro, reuniu governadores eleitos que integram a rede da Comunitas.

Estiveram presentes João Doria Jr., de São Paulo; Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; Helder Barbalho, do Pará; além de Ronaldo Caiado, Goiás, e Romeu Zema, de Minas Gerais. Junto com eles, estavam o secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, e o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

Leia mais: Com apoio da Comunitas, governadores definem prioridades para avanço da reforma da previdência

Foto: Governo de SP

 

# Reforma tributária

A restruturação do sistema tributário brasileiro foi tema do Encontro Rede Juntos realizado em junho. O encontro reuniu secretários das áreas orçamentárias das prefeituras de Campinas, Curitiba, Juiz de Fora, Teresina, Pelotas, e Niterói, e dos governos estaduais do Piauí, Pará e Rio Grande do Sul.

Um dos objetivos da reunião era conhecer com mais detalhes a PEC 45/2019, proposta de reforma tributária que acabará com os cinco tributos (IPI, PIS, Cofins, IPVA e ISS), os reunindo em apenas um: o Imposto sobre Operações de Bens e Serviços (IBS). A apresentação da PEC na reunião foi realizada pelo economista Bernard Appy, que comanda o Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), organização que desenhou a proposta.

Leia também: Encontro reúne secretários municipais e estaduais para tratar de reforma tributária

 

# Segurança pública

Em agosto, o Encontro Rede Juntos contou com um formato diferente, ao ser realizado durante a programação do 13º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), e abordou um tema que preocupa gestores públicos e cidadãos brasileiros: a violência.

A mesa promovida pela Comunitas contou com as presenças de Ranolfo Vieira Júnior, vice-governador e secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul; Karla Vieira, secretária de Ordem Pública de Caruaru (PE); Ricardo Balestreri, secretário de Articulação da Cidadania do Pará; e Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana de Recife.

Leia mais: Comunitas realiza Encontro Rede Juntos em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública

 

# Gestão cultural

Em outubro, a Comunitas reuniu secretários de governo e especialistas em busca de caminhos para superar os desafios da gestão cultural brasileira. Esta edição do Encontro Rede Juntos contou com apoio do Insper, GIFE e Instituto CPFL.

Entre os presentes, estavam o secretário de Cultura da cidade de São Paulo, Alexandre Youssef; o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão; e o secretário de Cultura do Estado de Minas Gerais, Marcelo Matte.

Leia mais: Comunitas reúne secretários de governo e especialistas para debater gestão cultural

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *